Como manter a postura da coluna durante o trabalho?

Ortopedista alerta que as más posições podem causar dores e lesões ortopédicas

Saber manter a postura correta é vital para a saúde
Saber manter a postura correta é vital para a saúde - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar, Julia Natulini
Publicado em 13/09/2021 às 18:00
Atualizado às 18:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quem nunca se queixou de dor nas costas? Embora já fosse uma reclamação frequente, esse incomodo acometeu ainda mais pessoas durante o último ano. É isso que mostra um estudo britânico realizado em 2020 com empresas do Reino Unido durante a pandemia. Segundo os dados divulgados, cerca de 80% dos colaboradores que estavam em home office alegaram sentir dores nessa região desde o início do trabalho remoto. 

Apesar de o número ser expressivo, o resultado da pesquisa não é uma surpresa. A maioria dos trabalhadores não tinha uma estrutura em casa que fosse ideal para desempenhar as funções, porém, a medida era fundamental naquele momento. Além disso, alguns hábitos podem piorar o cenário, como trabalhar do sofá ou cama, deixar as atividades físicas de lado e ter uma carga horária de expediente maior. 

No entanto, o problema não é passageiro. Mesmo para quem seguirá em home office, quanto para aqueles que retornarão ao escritório, manter boas práticas de postura da coluna é essencial para a saúde. Por isso, o Alto Astral conversou com o ortopedista Nemi Sabeh Jr, que atua como coordenador médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino. Confira! 

Alongamentos, exercícios e fisioterapia podem auxiliar no tratamento (Foto: Shutterstock)

Alto Astral: Existe uma postura ideal para ser mantida durante o trabalho? 

Nemi Sabeh Jr: Fazemos uma avaliação diagnóstica dentro de uma área da fisioterapia chamada posturologia. Então, o ato de ficar de pé ou sentado deve respeitar a angulação das articulações. É importante que a postura seja feita de uma forma adequada.

AA: Como manter a coluna reta enquanto se trabalha sentado? 

NSJ: O ideal é ter uma cadeira adequada e com apoio de braços para que eles não fiquem totalmente elevados durante várias horas por dia para digitação, por exemplo. A altura do monitor/computador também é importante para que a cabeça não fique jogada para baixo ou para cima - e assim você não fica com as costas muito arqueadas. Então, o ideal é que você tenha uma cadeira com a braçadeira na altura da mesa, uma tela de computador um pouco mais alta do que um laptop na mesa e mantenha os cotovelos apoiados, não o antebraço. 

AA: A má postura pode causar danos à saúde? 

NSJ: A má postura pode gerar dores e problemas ortopédicos, principalmente, pois se tratam de posições inadequadas e que demandam dificuldade em permanecer durante muito tempo. Assim, isso pode causar a compressão de algumas estruturas ortopédicas, como os tendões, por exemplo, e por não serem vascularizados de forma tão efetiva quanto os músculos, acabam sofrendo um pouco mais. Nesses casos, as lesões ortopédicas são as mais comuns. 

AA: Os alongamentos podem contribuir para a postura correta?

NSJ: Com o alongamento você ganhará mobilidade e flexibilidade, mas eles precisam ser indicados por um profissional para aquela região do corpo e para suas queixas. 

AA: Como deve ser a rotina para evitar as dores nas costas e manter a qualidade de vida?

NSJ: Realmente é realizar os três pilares básicos do nosso corpo e eu ainda incluiria o quarto. São eles: a força, a mobilidade e a flexibilidade. O quarto é a mente, porque ela faz parte de todo entendimento. Além disso, atividade física regular, a abordagem do preparador físico de acordo com os déficits diagnosticados por exames, testes físicos e estudos também trazem mais qualidade para o treinamento. 

Em caso de dores ou desconfortos intensos na região das costas, busque orientação de um médico especialista para tratá-la da maneira correta. Não se automedique, nem pratique exercícios ou alongamentos sem indicação. Cuide da sua postura e corrija hábitos do dia a dia que podem prejudicá-la! 

Fonte:  Nemi Sabeh Jr., ortopedista, é coordenador médico da Seleção Brasileira de Futebol Feminino, idealizador da On Evolução Corporal e atua no núcleo de especialidades do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. 

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.