Ministério da Saúde faz imunização gratuita contra o vírus HPV; saiba tudo sobre essa DST

O vírus HPV é uma doença sexualmente transmissível que está associado ao câncer do colo do útero, além de gerar diversos desconfortos. Entenda melhor!

None
Foto: Pixabay

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/09/2017 às 12:00
Atualizado às 15:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Camisinha é essencial em todas as relações sexuais (sempre!), visto que ela previne muito mais que a gravidez. Existe uma grande variedade de doenças que podem ser contraídas no sexo sem proteção, seja qual for a prática, já que tanto sexo vaginal como oral, anal e outras inúmeras relações podem ser perigosas se não houver os cuidados devidos. O vírus HPV é uma dessas doenças sexualmente transmissíveis e está associado ao desenvolvimento de câncer no colo do útero.

Segundo o Ministério da Saúde, ao longo da vida 75% das mulheres brasileiras sexualmente ativas entrarão em contato com o HPV. Segundo o oncologista Daniel Gimenes, do Centro Paulista de Oncologia (CPO), 90% das mulheres que estão com câncer de colo do útero têm o vírus HPV. Por isso, entre os dias 11 e 22 de setembro o Ministério da Saúde fará a imunização gratuita de meninos e meninas entre 9 a 14 anos de idade. Essa campanha tem por objetivo extinguir o vírus do HPV e reduzir as mortes acometidas pelo câncer de útero. Para entender melhor sobre o assunto, conversamos com a ginecologista Flavia Fairbanks. Confira!

LEIA TAMBÉM

Texto: Mayara Castro/Edição: Camila Ramos

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.