Connect with us

O que você está procurando?

Entenda mais sobre a impotência sexual, problema que atinge boa parcela do público masculino, e aprenda a lidar com essa condição
- FOTO: Vinicius Tupinamba/Shutterstock.com

Saiba mais sobre a impotência sexual

Entenda mais sobre a impotência sexual, problema que atinge boa parcela do público masculino, e aprenda a lidar com essa condição

A impotência sexual é um problema que atinge muitos homens, principalmente após os 60 anos. As causas podem ser físicas ou psicológicas e a terapia de casal pode ajudar quem está passando por este tipo de problema. Saiba mais sobre a disfunção erétil e como ajudar seu companheiro a lidar com as dificuldades:

Principais causas

De acordo com a doutora em psicologia Iracema Teixeira, a impotência sexual masculina pode ter grande relação com o estresse. “As causas psicológicas são: depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, conflitos conjugais, cansaço físico, desânimo, medo de desempenho, culpas, raiva inconsciente da parceira/o, perdas (emprego, entes queridos), dificuldades financeiras, inseguranças, falta de desejo sexual e etc.” Ela também aponta as causas orgânicas: “Obesidade, uso excessivo de álcool, tabagismo, problemas vasculares, diabetes, traumas cirúrgicos – a maioria das cirurgias de retirada da próstata devido a câncer, uso de drogas, efeitos colaterais de alguns medicamentos (por exemplo: antidepressivos, anti-hipertensivos, psicotrópicos) e traumas na região pélvica ou na coluna”.

mulher consola homem com impotência

FOTO: iStock.com/Getty Images

SAIBA MAIS

Etiqueta do sexo: aprenda o que não fazer na hora H

Transa fora do quarto: explore a casa toda!

Sexo oral: as melhores posições para dar e receber prazer

Existe tratamento para a impotência?

A terapia sexual pode ajudar em 70% dos casos, desde que esteja associada com medicações de via oral. Para a psicóloga, é fundamental que o homem procure um médico ou psicoterapeuta: “Nas causas orgânicas, dependendo da extensão do problema, é indicado a colocação de próteses penianas ou medicações injetáveis. A psicoterapia também auxilia a lidar com as angústias e ansiedades decorrentes do problema. É fundamental a realização de um diagnóstico diferencial realizado por profissionais da área da saúde, como médicos e psicoterapeutas”.

Como lidar com a situação?

Se o marido ou companheiro estiver passando por esse tipo de problema, tente entender e ser paciente: “É preciso não entender como uma desqualificação pessoal, mas um dilema gerador de grande angústia para o homem. A mulher deve incentivá-lo a buscar ajuda profissional e superar o receio e a vergonha. Oferecer suporte e carinho poderá motivá-lo a buscar o diagnóstico correto e tratamento. Não estimule a automedicação, nem ajuda de pessoas que não sejam profissionais sérios e especializados”, afirma Iracema Teixeira.

Pode ser difícil de entender, mas a impotência não é apenas falta de desejo sexual. Pode ser um problema sério, que afeta tanto a autoestima do homem quanto o momento íntimo do casal. Portanto, não esqueça: qualquer apoio é necessário e bem-vindo nessas horas.

 

Consultoria:

Profª Drª Iracema Teixeira
Psicóloga (CRP –  05/8968)
Psicoterapeuta Formativa (CPF do Brasil)
Doutora em Psicologia (UFRJ)
Mestre em Sexologia Clínica (UGF)
Especialista em Educação Sexual (UGF/SBRASH)
www.iracemateixeira.com.br

Advertisement

Relacionamento

Dicas de filmes para se aprofundar no tema sexualidade

Estilo de vida

Versátil, o gengibre pode ser utilizado no dia a dia de diversas maneiras. Confira 7 opções para incluir o termogênico na dieta e emagrecer mais rápido

Estilo de vida

Não sabe como fazer suco detox? Alimentos como couve e brócolis combinados na forma de sucos, trazem praticidade e turbinam pra valer a perda de peso!

Estilo de vida

Psicose não é somente um tipo de doença, mas vários distúrbios

Estilo de vida

Os hábitos de agora denunciam sua saúde no futuro, por isso, quanto melhores forem atualmente, mais saudável você será! Veja 5 dicas para ser mais saudável.

Estilo de vida

Tire suas dúvidas que cercam a esquizofrenia, um distúrbio ainda misterioso para a ciência

Estilo de vida

Presente em um terço da população, os transtornos mentais afetam de diversas maneiras a consciência, mas não devem ser considerados doenças.

Estilo de vida

Quando o assunto é alimentação saudável, muitas vezes fica difícil saber em que acreditar. O que é verdade e o que é mentira? Confira!