Saiba mais sobre a impotência sexual

Entenda mais sobre a impotência sexual, problema que atinge boa parcela do público masculino, e aprenda a lidar com essa condição

None
FOTO: Vinicius Tupinamba/Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/07/2016 às 13:02
Atualizado às 13:23

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A impotência sexual é um problema que atinge muitos homens, principalmente após os 60 anos. As causas podem ser físicas ou psicológicas e a terapia de casal pode ajudar quem está passando por este tipo de problema. Saiba mais sobre a disfunção erétil e como ajudar seu companheiro a lidar com as dificuldades:

Principais causas

De acordo com a doutora em psicologia Iracema Teixeira, a impotência sexual masculina pode ter grande relação com o estresse. “As causas psicológicas são: depressão, ansiedade, estresse pós-traumático, conflitos conjugais, cansaço físico, desânimo, medo de desempenho, culpas, raiva inconsciente da parceira/o, perdas (emprego, entes queridos), dificuldades financeiras, inseguranças, falta de desejo sexual e etc.” Ela também aponta as causas orgânicas: “Obesidade, uso excessivo de álcool, tabagismo, problemas vasculares, diabetes, traumas cirúrgicos – a maioria das cirurgias de retirada da próstata devido a câncer, uso de drogas, efeitos colaterais de alguns medicamentos (por exemplo: antidepressivos, anti-hipertensivos, psicotrópicos) e traumas na região pélvica ou na coluna”.

mulher consola homem com impotência

FOTO: iStock.com/Getty Images

SAIBA MAIS

Etiqueta do sexo: aprenda o que não fazer na hora H

Transa fora do quarto: explore a casa toda!

Sexo oral: as melhores posições para dar e receber prazer

Existe tratamento para a impotência?

A terapia sexual pode ajudar em 70% dos casos, desde que esteja associada com medicações de via oral. Para a psicóloga, é fundamental que o homem procure um médico ou psicoterapeuta: “Nas causas orgânicas, dependendo da extensão do problema, é indicado a colocação de próteses penianas ou medicações injetáveis. A psicoterapia também auxilia a lidar com as angústias e ansiedades decorrentes do problema. É fundamental a realização de um diagnóstico diferencial realizado por profissionais da área da saúde, como médicos e psicoterapeutas”.

Como lidar com a situação?

Se o marido ou companheiro estiver passando por esse tipo de problema, tente entender e ser paciente: “É preciso não entender como uma desqualificação pessoal, mas um dilema gerador de grande angústia para o homem. A mulher deve incentivá-lo a buscar ajuda profissional e superar o receio e a vergonha. Oferecer suporte e carinho poderá motivá-lo a buscar o diagnóstico correto e tratamento. Não estimule a automedicação, nem ajuda de pessoas que não sejam profissionais sérios e especializados”, afirma Iracema Teixeira.

Pode ser difícil de entender, mas a impotência não é apenas falta de desejo sexual. Pode ser um problema sério, que afeta tanto a autoestima do homem quanto o momento íntimo do casal. Portanto, não esqueça: qualquer apoio é necessário e bem-vindo nessas horas.

Consultoria:

Profª Drª Iracema Teixeira
Psicóloga (CRP –  05/8968)
Psicoterapeuta Formativa (CPF do Brasil)
Doutora em Psicologia (UFRJ)
Mestre em Sexologia Clínica (UGF)
Especialista em Educação Sexual (UGF/SBRASH)
www.iracemateixeira.com.br

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.