RECEITAS

A tapioca é livre de glúten e uma ótima opção para os lanches do dia!

Livre de glúten, tapioca é um alimento ideal para celíacos e também para quem deseja se livrar do inchaço abdominal e garantir o corpo dos sonhos

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/03/2017 às 18:42
Atualizado às 14:56

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O glúten é uma proteína presente em alimentos como trigo, cevada, centeio e, geralmente, na aveia. Essa proteína, que passa despercebida na alimentação de muita gente, pode causar alguns problemas quando se descobre ser portador da doença celíaca, distúrbio que impede a digestão correta do glúten. Além disso, ela também pode trazer incômodos para quem está em busca da silhueta dos sonhos, como inchaço abdominal e retenção de líquidos. Por isso, apostar em alimentos como a tapioca, que é livre de glúten, é uma ótima opção. Confira todos os benefícios:

frigideira com tapioca, alimento livre de glúten

Foto: Shutterstock.com

Barriga lisinha

Uma refeição com alimentos à base de glúten pode causar sintomas bastante desagradáveis, principalmente para quem é intolerante à substância. “Muitas vezes, as pessoas não se dão conta de que sintomas como inchaço, gases, constipação e dor de estômago podem ser causadas pelo consumo excessivo dessa proteína”, esclarece a nutricionista Karina Gouvêa.  A retirada do glúten da dieta provoca a diminuição no grau de inflamação do organismo e, com isso, o metabolismo começa, aos poucos, a voltar a funcionar normalmente. “A partir daí, há uma diminuição da retenção de líquidos, perda acentuada de peso e correta absorção dos nutrientes pelo intestino, pois as microvilosidades intestinais começam a desinflamar aos poucos”, completa a profissional.

Opção livre de glúten!

Tirar o glúten da dieta pode ser muito mais fácil do que parece. Quer saber como substituir o delicioso pãozinho francês, por exemplo? A resposta pode estar na tapioca. Isso mesmo! Os alimentos feitos com farinha de trigo podem dar lugar a esse ingrediente poderoso. Ela é feita da goma de mandioca hidratada, a massa leva só uma pitada de sal e não precisa de gordura para preparar na frigideira. “A tapioca, com certeza, é bem mais leve e tem metade das calorias do pão francês — somente 70kcal em uma unidade média. A ausência do glúten é outro fator que contribui para a sua leveza, já que ele, muitas vezes, é o responsável por inflamações no organismo e pela alteração da função intestinal, favorecendo a produção de gases e, consequentemente, a barriga inchada”, revela a médica nutróloga e ortomolecular Tamara Mazaracki.

O que comer?

A nutricionista Karina Gouvêa listou algumas opções sem glúten, além da tapioca, para incluir no seu cardápio:

  • Fécula de batata
  • Amido de milho
  • Farinha de arroz
  • Legumes e verduras
  • Quinoa
  • Chia

Consultoria: Karina Gouvêa, nutricionista especialista em obesidade e emagrecimento de Vitória (ES), (27) 99225-2951; Tamara Mazaracki, médica nutróloga e ortomolecular, do Rio de Janeiro

LEIA TAMBÉM