Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O lemon pepper vai trazer aquele gostinho cítrico para suas receitas
O lemon pepper vai trazer aquele gostinho cítrico para suas receitas - Shutterstock

Receitas

Lemon pepper: confira para que serve e receita caseira simples

Veja como transformar as suas receitas com o lemon pepper, um tempero bem fácil de fazer que é muito saboroso e saudável

Lemon pepper, ou “pimenta e limão”, é um tempero de origem americana muito usado atualmente por todo o globo, especialmente na Europa e nos Estados Unidos. Nele, raspas de limão-siciliano amassadas e grãos de pimenta-do-reino triturados se unem para trazer aquele gostinho cítrico inigualável. Muitas vezes, se acrescenta também alho e cebola, que aumentam ainda mais a explosão de sabores.

Para quem cuida bem da saúde, o lemon pepper também é uma ótima pedida. O limão em si faz bem para a saúde, pois contém vitamina C em abundância. E a mistura com a pimenta ainda garante ação antioxidante, anti-inflamatória e termogênica, por conta da substância capsaicina.

Combinado com outros temperos, como salsa, azeite e coentro, o lemon pepper pode ser usado em uma grande variedade de receitas. Mas como usar e fazer esse condimento tão famoso? Confira a seguir:

Quando usar o Lemon Pepper?

Por conta do seu gosto cítrico, ele é perfeito para quando se quer trazer um gosto diferente do costumeiro para os seus pratos. Ideal na hora de um almoço em família ou com os amigos, para impressionar todo mundo!

Sobre os pratos onde o tempero vai bem, o lemon pepper é comumente usado em frutos-do-mar, como vieiras, lagostas, camarões e peixes. Pode também aparecer para temperar outras proteínas, como o frango e a carne vermelha, ou acompanhamentos diversos, como batatas e saladas, por exemplo.

Vale usar o condimento para substituir o sal em vários preparos, principalmente para quem quer diminuir a quantidade desse tempero por razões de saúde. Nesses casos, dá para diminuir a quantidade de sal que vai no próprio lemon pepper.

Prepare em casa!

Existem várias receitas de lemon pepper, com pequenos detalhes diferentes em cada uma. A seguir, veja uma forma simples de preparar o condimento:

Ingredientes:

  • 2 limões-sicilianos
  • 1 colher de sopa de pimenta-do-reino moída ou 3 colheres de sopa de pimenta-do-reino em grãos
  • 6 colheres de sopa de sal grosso
  • 1 colher de chá de pimenta caiena (opcional)
  • Mais ou menos 1 colher de sopa de cebola desidratada ou em pó (opcional)
  • 1 colher de sopa de alho desidratado ou em pó (opcional)

Modo de preparo:

Após lavar os limões, descasque-os, sempre tomando cuidado para não pegar a parte branca e amarga.

Processe (ou misture, se não tiver um processador) essas raspas junto com os outros temperos (o sal, a pimenta, a cebola, o alho e a pimenta caiena) até virar um pó.

Na hora de armazenar o lemon pepper caseiro, use um pote de vidro bem tampado e guarde-o em um local seco. Ele pode ficar guardado por seis meses ou até que se sinta uma mudança no sabor.

O tempero costuma durar mais se você desidratar os limões antes de usar.

Mais notícias como essa

Saúde

Muitas pessoas acreditam em mitos sobre a dengue e, por isso, acabam não se protegendo da forma correta contra o Aedes aegypti

Receitas

Saiba como fazer um quiabo perfeito, sem baba e sequinho, para preparar uma receita deliciosa com carne moída

Pets

Veterinária explica por que doenças parasitárias em pets são mais comuns no verão, quais são elas e como prevenir e tratar

Finanças e Empreendedorismo

Especialista comenta quais são os aparelhos “gastões” e explica truques para diminuir a conta de energia da sua casa