Escolha uma pimenta, adicione mais sabor ao prato e mais saúde ao organismo!

Muito usada principalmente como tempero, as vantagens da pimenta vão muito além. Conheça mais suas propriedades e entenda seus benefícios para a saúde!

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/06/2017 às 11:00
Atualizado às 12:13

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Pode ser que a sensação de queimação não agrade ao paladar, mas você certamente não dispensará os nutrientes desse tempero. “A pimenta é rica em vitaminas A, C e E, potentes antioxidantes que retardam o envelhecimento e combatem os radicais livres. Contém licopeno, que previne doenças cardíacas e câncer”, conta a nutricionista Lilian Speziali. Quanto mais ardida a pimenta, maior seu teor de capsaicina (alcaloide que ajuda na absorção de gordura). Já a piperina (substância das pimentas não-vermelhas) facilita a digestão, ajuda na absorção de nutrientes e funciona como antidepressivo. Conheça 5 versões de pimentas que melhoram a saúde.

Conserva de pimenta

É comum encontrar pimentas em conserva para vender. A conserva pode ser feita com diversos produtos, sendo os mais comuns o azeite e o vinagre. Mas, você sabe a diferença entre os dois tipos de conservação?

Vinagre: esse tipo de conserva tem menos risco de contaminação (por conta da acidez do vinagre) e permite combinação de ingredientes, diferente da conserva de azeite. Além disso, é possível misturar diversos tipos de pimenta no mesmo frasco e adicionar condimentos que vão além do sal, como cravo-da-índia, cominho e alho, por exemplo. Outro ponto positivo desse tipo de conserva é que a pimenta mantém sua estrutura mais crocante.

Azeite: um pouco mais difícil de ser feita, esse tipo de conserva requer bastante atenção, já que se houver algum tipo de contaminação corre-se o risco de gerar uma intoxicação alimentar, como o botulismo. Por isso, é indicado que o processo de conserva seja feito por pessoas qualificadas na área para que este risco seja menor e o processo limpeza e preparação do alimento seja feito de maneira correta. Diferente da conserva em vinagre, para conservar pimentas em azeite não pode haver mistura de pimentas nem adição de especiarias e temperos, já que a conserva pode durar menos tempo e o sabor da pimenta vai ser alterado.

Texto Redação Alto Astral | Consultoria Lilian Speziali, nutricionista

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.