Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Você sabe usar a cebola na cozinha? Veja os diferentes tipos e saiba como incorporar o ingrediente em deliciosos pratos
Conheça os diferentes tipos de cebola - Foto: Shutterstock

Receitas

Branca, roxa e mais: saiba como usar cebola na cozinha

Você sabe usar a cebola na cozinha? Veja os diferentes tipos e saiba como incorporar o ingrediente em deliciosos pratos

A cebola é um ingrediente fundamental na cozinha. Além de ser utilizada como tempero, a cebola é ótima para a elaboração de inúmeras receitas, como sopas, caldos, carnes, molhos, saladas, entre outros. 

No mercado, existem diferentes tipos da hortaliça, como a cebola-roxa e cebola-branca, mas quando utilizar cada opção? Abaixo, você confere as diferenças entre elas e como utilizar cada uma delas na cozinha. 

Entenda a diferença entre cada tipo

A cebola-branca é o tipo mais popular no dia a dia dos brasileiros. Com aroma e sabor fortes, ela é menos calórica do que a cebola-roxa e rica em vitaminas do complexo B, especialmente B1 e B2, que ajudam a melhorar a imunidade. 

A cebola-roxa, por sua vez, tem sabor mais adocicado e é rica em betacaroteno, um antioxidante que ajuda a manter a pele saudável. No entanto, ela tem mais calorias do que a cebola-branca. 

Como aproveitá-las na cozinha?

A cebola-branca e a cebola-roxa podem ser utilizadas em diversos pratos na cozinha. A cebola-branca é indicada para o preparo de pratos refogados e molhos saborosos. 

Já a cebola-roxa é perfeita para ser consumida crua, principalmente em saladas e sanduíches, mas também pode ser aproveitada em pratos caramelizados e até em conserva. 

Diferenças entre outros tipos de cebola

Além das cebolas branca e roxa, existem alguns outros tipos que fazem parte da culinária e estão presentes em deliciosas preparações. Entenda quais são eles abaixo:

  • Amarela: este tipo possui sabor forte e ácido e é indicada para usar no tempero da carne assada, molhos, sopas e refogados.
  • Doce: se destaca pelo sabor doce e grande quantidade de água, podendo ser usada em pratos caramelizados, empanados, assados e saladas.
  • Chalota ou échalote: conhecida pelo leve sabor, é ideal para o preparo de vinagretes, compotas e omeletes, além de servir como tempero em alguns pratos. 

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Estilo de Vida

A queda das temperaturas pode atrapalhar o sono, mas algumas ações ajudam a dormir melhor mesmo nos dias frios

Saúde

Transtorno neurológico que interfere na reprodução de sons da fala ainda é pouco conhecido no Brasil

Beleza

Procedimento trata flacidez e é capaz de trazer resultados de uma forma minimamente invasiva