Pets

Seu cachorro pode comer chocolate na Páscoa? Descubra

Ainda que o chocolate de Páscoa seja o mais gostoso do mundo, seu cachorro pode ter sérias complicações, mesmo se comer um pedaço pequeno do alimento

Entenda porquê você não deve dar chocolate ao pet - Shutterstock
A época de Páscoa é quando mais acontecem casos de intoxicação por chocolate. Mas você sabia que este é um dos alimentos humanos que mais intoxicam os cachorros? Isso acontece porque os pets não metabolizam a teobromina presente no chocolate. Esta substância é uma xantina metabolizada pelo fígado, e que os seres humanos metabolizam sem problemas.

No entanto, os cães metabolizam muito lentamente este princípio ativo, podendo levar até 72 horas para o fazerem. Desta maneira, o produto pode ir acumulando no organismo do animal, ao longo dos dias, se a ingestão for continuada, e pode causar desde uma leve intoxicação com desarranjos intestinais até convulsão e morte. Além da cafeína, presente no chocolate, e que também pode ser tóxica para os pets.

Quanto mais cacau, pior

A teobromina está presente nas sementes do cacau. Por isso, quanto mais escuro o chocolate, maior o perigo para os cães. O chocolate meio amargo torna-se 10x mais tóxico que o chocolate ao leite. A dose letal de teobromina em cães e gatos é de 100 a 200 mg/kg. Sendo assim, apenas 25g de chocolate pode envenenar um cão de 20kg.

Então, tudo depende do porte do animal e da quantidade de cacau do chocolate, e, da quantidade que o animal ingere. Além, é claro, da idade do paciente. Cachorros mais velhos podem apresentar arritmias cardíacas sérias. Os sintomas da intoxicação normalmente são: diarreia, vômitos, hiperatividade, tremores, fraqueza, aumento da frequência cardíaca e/ou arritmia, respiração ofegante, aumento da temperatura corporal.

E o chocolate branco, pode dar?

Essa versão possui quantidade menor cacau e por isto quantidades ínfimas de teobromina. Entretanto, possui um nível alto de gorduras e açúcar, o que também pode provocar mal-estar digestivo.

Portanto, o melhor é evitar totalmente o chocolate para cães e também para outros animais, como os gatos. Se o fizer, adquira produtos próprios para pets que possuem forma e cor de chocolate, mas não têm cacau. A Teobromina está presente também no açaí, uma fruta nordestina altamente energética que caiu no gosto da população de todo o país, e é igualmente perigosa para os cães.

O que fazer em caso de ingestão?

Se seu pet ingerir acidentalmente uma quantidade de chocolate, observe-o nas próximas 24 horas, e nos primeiros sinais de intoxicação, leve-o prontamente ao veterinário. Leve também a embalagem do chocolate para que o veterinário saiba a quantidade de cacau existente no produto, a quantidade ingerida e hora da ingestão. O tratamento é sintomático, ou seja, não há remédio. 

Fonte: Solange Cestero Rodriguez, médica-veterinária. 

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência