Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Como limpar a orelha de cachorro?
Limpar os ouvidos dos cães é um cuidado que todo tutor deve ter - Foto: Shutterstock

Pets

Como limpar a orelha do cachorro? Veja dicas para fazer corretamente

Especialista explica como limpar a orelha do cachorro com segurança e prevenir complicações para saúde do animal

Cuidar da higiene de um pet garante que ele viva forte e saudável, e com os cachorros isso não é diferente. No caso deles, a limpeza das orelhas é um procedimento importante para prevenir doenças. A principal delas é a otite canina, causada pela infestação de fungos, bactérias e excesso de cera. 

As orelhas dos cães precisam de cuidados especiais
As orelhas dos cães precisam de cuidados especiais – Foto: Shutterstock

Mas, como o ouvido dos cães é delicado e sensível, é preciso muita atenção ao realizar esta tarefa, viu? Isso porque, de acordo com a médica-veterinária Danieli Perez Fernandes, limpar a orelha do cachorro de forma inadequada pode levar a quadros inflamatórios, alérgicos e infecciosos, ocasionando até a perda auditiva.

Por isso, a especialista explica que para fazer a higienização correta da orelha do cachorro, o tutor deve ter em mãos um algodão e uma solução específica para este procedimento que serve para amolecer o excesso de cera e sujeira no ouvido do pet. 

Como limpar a orelha do cachorro?

“Deite o animal em seu colo ou, se for de grande porte, a cabeça dele, para que permita uma boa visão do canal auditivo. Inicie umedecendo pedaços de algodão com o produto para limpeza e comece a passar por toda a área externa”, explica Danieli. 

No entanto, a retirada da sujeira deve ser feita com bastante cuidado, até onde o dedo alcançar e sem nunca penetrar no ouvido. Assim, basta ir trocando o algodão até que ele saia limpo da orelha do bichinho.

Além disso, a especialista ressalta que, embora o procedimento seja igual para todos os cães, algumas raças precisam de uma frequência maior de limpeza.

“Vale a pena lembrar que o fato de alguns animais terem orelhas maiores e mais caídas, como o cocker e teckel, por exemplo, contribui para o abafamento e isso permite a proliferação de microrganismos. Sendo assim, nessas raças específicas, torna-se necessário aumentar a frequência da limpeza”.

Fonte: Danieli Perez Fernandes, médica-veterinária, docente e supervisora da clínica de pequenos animais do Hospital Veterinário do Grupo UniEduK.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Comportamento

Atriz usou as redes sociais para falar sobre o seu diagnóstico; psicanalista explica os sintomas e tratamento

Pets

A queda de pelos dos pets ficar maior no outono é comum, porém podem ser necessários cuidados se isso for muito excessivo

Saúde

Se você tem sentido dor ou outros sintomas no calcanhar, pode ser bom investigar para saber se a causa é a bursite na região