Connect with us

O que você está procurando?

O Governo do Estado de São Paulo divulgou um Guia de Prevenção tirando as princípais dúvidas sobre a doença. Entenda o que é coronavírus e seus sintomas!
- Foto: Shutterstock

Perguntas e respostas sobre o novo coronavírus para se manter informada

O Governo do Estado de São Paulo divulgou um Guia de Prevenção tirando as princípais dúvidas sobre a doença. Entenda o que é coronavírus e seus sintomas!

Afinal, o que é coronavírus? O que uma pessoa com sintomas deve fazer? É preciso usar máscaras? Ele pode matar? Como se prevenir? Para responder essas e outras perguntas, o Governo do Estado de São Paulo disponibilizou uma cartilha que serve como guia para manter toda a população informada sobre a pandemia e seu avanço.

A doença foi batizada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como Covid-19. Seu primeiro caso foi registrado em dezembro de 2019, na cidade Wuhan, na China. Desde então, o vírus tem se espalhado rapidamente para outros países, como Itália, França, Estados Unidos e Brasil.

A seguir, confira formas de contaminação, sintomas, como se proteger, possíveis tratamentos e quais medidas devem ser adotadas diante de casos suspeitos.

Tire suas dúvidas sobre o novo coronavírus

1. O que é coronavírus?

Os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais. Geralmente, infecções por coronavírus causam doenças respiratórias leves a moderadas, semelhantes a um resfriado comum. Porém, alguns coronavírus podem causar doenças graves com impacto em termos de saúde pública.

2. Há uma vacina para tratar o novo coronavírus?

Até o momento, não. No entanto, cientistas ao redor do mundo e no Estado de São Paulo, como as equipes do Instituto Butantan, já iniciaram pesquisas para desenvolvimento de vacina. Ainda é precoce indicar se e quando ela estará disponível.

3. Quais são os principais sintomas? 

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, semelhantes aos de um resfriado comum. Podem também causar infecção do trato respiratório inferior, como as pneumonias. Dentre eles estão:

  • Febre
  • Tosse;
  • Coriza;
  • Dificuldade para respirar.

4. Quais remédios posso tomar para amenizar os sintomas do coronavírus?

Não existe remédio específico. O tratamento é baseado no quadro clínico da pessoa. É indicado repouso e consumo de bastante água, além de algumas medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como, por exemplo, uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos), uso de umidificador no quarto ou tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.

5. Como ocorre a transmissão?

As investigações sobre transmissão do novo coronavírus ainda estão em andamento. Neste momento está estabelecida transmissão por contato com secreções. Ela pode ocorrer de forma continuada, ou seja, um infectado pelo vírus pode passá-lo para alguém que ainda não foi infectado. A transmissão costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como:

  • Gotículas de saliva;
  • Espirro;
  • Tosse;
  • Catarro;
  • Contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão com pessoa infectada;
  • Contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

6. O coronavírus pode matar?

O óbito pode ocorrer em virtude de complicações da infecção, como por exemplo, insuficiências respiratórias. Os dados mais recentes da OMS indicam taxa de letalidade de 2 a 3% dos casos confirmados.

Foto: Shutterstock

7. Como se prevenir?

Dentre as principais orientações divulgadas pela OMS, estão:

– Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar;

– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;

– Passar álcool em gel 70% quando necessário;

– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Não compartilhar objetos de uso pessoal;

– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;

– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;

Deslocamentos/viagens não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;

– Quem viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes e animais.

8. O que fazer em caso de sintomas?

Assim que surgirem os primeiros sintomas, o paciente deve procurar o serviço de saúde mais próximo da sua residência. O profissional vai avaliar se há alguma probabilidade de infecção por coronavírus, coletar material para diagnóstico e iniciar o tratamento.

A infecção apresenta manifestações clínicas parecidas com as de outros vírus. Dessa forma, no caso do Covid-19 é indicado:

  • Repouso;
  • Beber bastante água;
  • Medidas adotadas para aliviar os sintomas, conforme cada caso, como: uso de medicamento para dor e febre (antitérmicos e analgésicos); uso de umidificador no quarto; tomar banho quente para auxiliar no alívio da dor de garganta e tosse.

Pacientes com sintomas mais intensos podem ser hospitalizados. A definição compete ao médico responsável pelo caso.

9. Como é feito o diagnóstico do coronavírus?

O diagnóstico é feito com a coleta de materiais respiratórios (aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz). O procedimento deve ser realizado para todos os casos suspeitos. Conforme definido pelo Ministério da Saúde, todos os laboratórios públicos ou privados que identificarem casos confirmados pela primeira vez, adotando o exame específico para SARS-CoV2, devem passar por validação de um dos três laboratórios de referência nacional: Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), Instituto Evandro Chagas da Secretaria de Vigilância em Saúde (IEC/SVS) no Estado do Pará, e Instituto Adolfo Lutz da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo. Após a validação da qualidade, o laboratório passará a ser considerado parte da Rede Nacional de Alerta e Resposta às Emergências em Saúde Pública, para investigação do coronavírus.

10. Quanto tempo dura a recuperação de uma pessoa com Covid-19

No momento, para os casos mais leves com recomendação de isolamento domiciliar, considera-se o período de 14 dias para monitoramento dos sintomas. Depois disso, se os sintomas respiratórios e febre acabarem, a pessoa pode voltar à rotina normal.

11. Como um paciente sabe que está curado da doença?

No momento, para os casos mais leves, com recomendação de isolamento domiciliar, é necessário permanecer sob monitoramento por no mínimo sete dias, e permanecer isolado até que os sintomas acabem, para evitar a transmissão. Depois disso, pode voltar à rotina.

12. O que significa isolamento domiciliar

O isolamento domiciliar é uma conduta prevista pelo Ministério da Saúde e que pode ser indicada pelo médico, a depender da condição clínica do paciente. Consiste basicamente em manter a restrição de contatos com pessoas e ambientes externos, para evitar a circulação do vírus.

13. No isolamento domiciliar, quais cuidados o paciente deve ter?

Nessa condição, o paciente deve ser mantido em casa, recebendo cuidados como hidratação e repouso. Os familiares devem tomar as precauções já indicadas, como evitar compartilhamento de objetos pessoais, contatos com secreção do paciente e higienização constante das mãos e do ambiente.

o que é coronavírus

Foto: Shutterstock

14. Tive contato com pacientes suspeitos, e agora?

Valem as dicas básicas de cuidados de prevenção e prestar atenção em eventuais sinais ou sintomas. Caso aconteça, é fundamental procurar um serviço de saúde.

15. É recomendado o uso de máscara de proteção?

No momento, não há recomendação para uso de máscaras para a população em geral. Quem estiver saudável, não precisa se preocupar. Mas todos devem, sempre, fazer a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel, e evitar contato com mucosas de nariz, boca e olhos. São cuidados simples, importantes e que devem ser diários para prevenir qualquer tipo de doença.

16. Quais cuidados devem ser tomados em metrôs, ônibus e trens?

Não é necessário usar máscaras, no momento. As recomendações são para cada pessoa seguir e repassar a amigos e familiares as dicas de prevenção, sobretudo a higienização das mãos.

17. Onde posso obter maiores informações?

Caso queira se manter informada sobre os números de casos confirmados e óbitos devido ao novo coronavírus, entre nos canais oficiais da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Não espalhe fake news! Cheque qualquer tipo de informação antes de repassa-lá.

Leia também:

Advertisement

Notícias

Conheça maneiras de entreter os pequenos e formas de manter a rotina durante este período de isolamento domiciliar para evitar o coronavírus em crianças

Receitas

Aumente as defesas do seu corpo contra diversas doenças respiratórias com oito saborosas e práticas receitas de sopa para imunidade

Mundo místico

Se você está desempregado ou com problemas no atual serviço, confira 8 orações de São José interceder em sua vida profissional

Notícias

Confira o que as empresas aéreas, rodoviárias e agências de turismo têm tomado como medida para o cancelamento de passagem e viagens pelo mundo

Notícias

De The Walking Dead a Ensaio Sobre a Cegueira, confira uma lista de séries e filmes de fim do mundo para vibrar no conforto da sua casa

Moda & Beleza

Conheça um pouco mais sobre a tatuagem de glifo, descubra a verdadeira origem da ilustração e escolha um desenho para chamar de seu

Receitas

Em época de quarentena e isolamento, a melhor opção é fazer sua própria comida. Aposte nestas receitas para imunidade e deixe de lado o delivery

Notícias

Gravação sobre higiene das mãos tem como proposta conscientizar crianças e jovens sobre os benefícios da atitude contra o coronavírus