Notícias

5 aplicativos de segurança para quem vive em São Paulo

Você sabia que a cada 5 minutos um celular é roubado na cidade? Pois é! Veja como usar a segurança pública a seu favor

Veja ferramentas que podem te ajudar em situações de insegurança - Shutterstock

A segurança em São Paulo voltou a ser um tema frequentemente falado. Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que, a cada 5 minutos, um celular é roubado na cidade. Aliado a isso, não é difícil encontrar relatos de pessoas que sofreram tentativas violentas de assalto, principalmente na região central da capital.

Fora isso, há ainda as tentativas de furtos, arrastões, sequestros e outros crimes, que causam medo nas pessoas, em especial as mulheres. Por isso, separamos uma lista de aplicativos úteis e que podem te ajudar em algum momento de apuro. Confira a seguir:

1. SP Serviços

Ferramenta do Governo do Estado, este aplicativo centraliza diversos serviços, incluindo o “SSP Unidades Policiais”, que atua na segurança pública. Com ele, também dá para encontrar unidades policiais próximas a você. Para ter acesso ao aplicativo, basta acessar a sua loja de aplicativos do celular e informar o nome do app.

2. Civi: Segurança e Informação

Outra opção muito interessante de aplicativos voltados para a segurança em São Paulo é o “Civi”. Disponível para celulares Android e iOS, ele é ideal para quem quer checar a situação de uma determinada localidade antes de sair de casa. Ou seja, é uma ferramenta importante para evitar situações de risco. 

O app funciona em tempo real, então é possível ter informações e alertas em primeira mão. Por ser uma ferramenta colaborativa, você também consegue informar situações como assaltos ou protestos em ruas. O “Civi” possui uma equipe para validar os relatos, tornando a ferramenta bem confiável.

3. 190 SP (Polícia Militar)

Lançado recentemente pelo Governo do Estado de São Paulo, o aplicativo serve para solicitar atendimento emergencial para a Polícia Militar. Com ele, é possível registrar denúncias de violência doméstica, perturbação do sossego, disparos de alarme, aglomeração, entre outras situações que envolvem a segurança pública. 

4. Bombeiros Emergência 193

Outro serviço digitalizado recentemente foi o atendimento dos Bombeiros. Com ele, é possível registrar incêndios, afogamentos, atropelamentos, vítimas de acidente de trânsito, engasgamentos e paradas cardiorrespiratórias. 

5. SP+ Segura

Mais um app de segurança com construção colaborativa é o “SP+Segura”. Com ele, é possível ter acesso a um mapa onde dá para saber tudo o que acontece ao seu redor, em tempo real. Dependendo da região, existem módulos e viaturas da Polícia Militar, Bombeiros e Guarda Municipal prontos para atender aos chamados feitos pelo aplicativo. Além disso, é possível fazer denúncias com o app e solicitar ajuda. 

E aí, curtiu a ajuda? Essa pode ser uma ótima forma de ajudar você e outras pessoas que passaram por algum problema de segurança nas ruas!

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência