iOS 16: atualizações do sistema chegam entre setembro e novembro

Anunciado na última segunda-feira (6), o iOS 16 vai trazer uma série de recursos novos para usuários de iPhone

A expectativa é de que o iOS 16 chegue ao mercado com o lançamento do iPhone 14
A expectativa é de que o iOS 16 chegue ao mercado com o lançamento do iPhone 14 - Crédito: Reprodução / Apple

por Loyane Lapa
Publicado em 07/06/2022 às 11:00
Atualizado às 11:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Atenção, usuários de iPhone! Foi anunciado na última segunda-feira (6), a chegada do iOS 16 entre os meses de setembro e novembro deste ano. Não se sabe ao certo o mês exato, já que no evento de anúncio foi dito que o lançamento ocorreria no outono — meses de primavera aqui no Brasil. 

Contudo, analisando o histórico da Apple em seus lançamentos, a expectativa é que a versão final do iOS 16 já esteja presente a partir de setembro, que é quando ocorre o lançamento do iPhone 14.

Usuários que quiserem testar os recursos do iOS 16 já poderão experimentar a partir do mês que vem (julho), instalando uma versão beta disponibilizada pela própria Apple. Essa opção exige cadastro prévio e não é recomendada para usuários iniciantes do sistema operacional, pois há risco de bugs e problemas ainda não solucionados.

Quais as novidades previstas para o iOS 16?

Entre as atualizações incorporadas no novo sistema operacional e que vão chegar ao Brasil, estão notificações inteligentes, ferramentas de produtividade e de bem-estar. Confira a seguir:

  • Tela de bloqueio: algo que impressionou os usuários de iPhone e foi anunciado no iOS 16 é a possibilidade de personalizar a tela de bloqueio do celular. Com o novo sistema, vai dar para personalizar com fotos, estilos de relógios e widgets; 

  • Notificações mais avançadas: com o iOS 16 também será possível ter informações em tempo real sem necessariamente desbloquear a tela. Um exemplo utilizado na conferência é a chegada de motoristas por aplicativo. Com o novo sistema, o usuário vai saber o deslocamento do motorista apenas pela tela;

  • Edição de mensagens: o recurso já disponível em redes sociais também vai chegar no iOS 16. Será possível editar textos já enviados ou mensagens enviadas por engano. Que bom, né?!

Há ainda novidades previstas para o app Fitness, que vai funcionar mesmo sem o usuário ter o Apple Watch, além de mais Memojis e a expansão do Modo de foco. Há outras atualizações também, mas que, inicialmente, estarão disponíveis nos Estados Unidos, somente. 

Quais celulares vão receber o iOS 16?

Ao mesmo passo que a chegada do iOS 16 empolgou a alguns, ela também pode ter desanimado outros, já que foi delimitado até qual versão do iPhone vai receber as atualizações no sistema. Confira a abaixo:

  • iPhone 13 (mini, Pro e Pro Max);
  • iPhone SE (2022)
  • iPhone 12 (mini, Pro e Pro Max);
  • iPhone 11 (Pro e Pro Max);
  • iPhone SE (2020)
  • iPhone XS (XS Max);
  • iPhone XR;
  • iPhone X;
  • iPhone 8 (Plus).

Ou seja, versões anteriores ao iPhone 8 (anteriores a 2017) não receberão mais atualizações de sistema operacional. Mas e você, curtiu a novidade?

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.