Notícias

5 aplicativos de segurança para quem vive em São Paulo

Você sabia que a cada 5 minutos um celular é roubado na cidade? Pois é! Veja como usar a segurança pública a seu favor

Veja ferramentas que podem te ajudar em situações de insegurança - Shutterstock

A segurança em São Paulo voltou a ser um tema frequentemente falado. Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública mostram que, a cada 5 minutos, um celular é roubado na cidade. Aliado a isso, não é difícil encontrar relatos de pessoas que sofreram tentativas violentas de assalto, principalmente na região central da capital.

Fora isso, há ainda as tentativas de furtos, arrastões, sequestros e outros crimes, que causam medo nas pessoas, em especial as mulheres. Por isso, separamos uma lista de aplicativos úteis e que podem te ajudar em algum momento de apuro. Confira a seguir:

1. SP Serviços

Ferramenta do Governo do Estado, este aplicativo centraliza diversos serviços, incluindo o “SSP Unidades Policiais”, que atua na segurança pública. Com ele, também dá para encontrar unidades policiais próximas a você. Para ter acesso ao aplicativo, basta acessar a sua loja de aplicativos do celular e informar o nome do app.

2. Civi: Segurança e Informação

Outra opção muito interessante de aplicativos voltados para a segurança em São Paulo é o “Civi”. Disponível para celulares Android e iOS, ele é ideal para quem quer checar a situação de uma determinada localidade antes de sair de casa. Ou seja, é uma ferramenta importante para evitar situações de risco. 

O app funciona em tempo real, então é possível ter informações e alertas em primeira mão. Por ser uma ferramenta colaborativa, você também consegue informar situações como assaltos ou protestos em ruas. O “Civi” possui uma equipe para validar os relatos, tornando a ferramenta bem confiável.

3. 190 SP (Polícia Militar)

Lançado recentemente pelo Governo do Estado de São Paulo, o aplicativo serve para solicitar atendimento emergencial para a Polícia Militar. Com ele, é possível registrar denúncias de violência doméstica, perturbação do sossego, disparos de alarme, aglomeração, entre outras situações que envolvem a segurança pública. 

4. Bombeiros Emergência 193

Outro serviço digitalizado recentemente foi o atendimento dos Bombeiros. Com ele, é possível registrar incêndios, afogamentos, atropelamentos, vítimas de acidente de trânsito, engasgamentos e paradas cardiorrespiratórias. 

5. SP+ Segura

Mais um app de segurança com construção colaborativa é o “SP+Segura”. Com ele, é possível ter acesso a um mapa onde dá para saber tudo o que acontece ao seu redor, em tempo real. Dependendo da região, existem módulos e viaturas da Polícia Militar, Bombeiros e Guarda Municipal prontos para atender aos chamados feitos pelo aplicativo. Além disso, é possível fazer denúncias com o app e solicitar ajuda. 

E aí, curtiu a ajuda? Essa pode ser uma ótima forma de ajudar você e outras pessoas que passaram por algum problema de segurança nas ruas!

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Comportamento

Atriz usou as redes sociais para falar sobre o seu diagnóstico; psicanalista explica os sintomas e tratamento

Saúde

Se você tem sentido dor ou outros sintomas no calcanhar, pode ser bom investigar para saber se a causa é a bursite na região

Pets

A queda de pelos dos pets ficar maior no outono é comum, porém podem ser necessários cuidados se isso for muito excessivo

Sair da versão mobile