Sexta-feira 13: descubra todos os significados por trás desse dia

A data é perfeita para rituais de proteção espiritual e prosperidade

Os mistérios da sexta-feira 13
Os mistérios da sexta-feira 13 - Shutterstock

por Thaís Lopes Aidar
Publicado em 13/08/2021 às 09:00
Atualizado às 09:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Provavelmente você já olhou o calendário hoje e percebeu que é dia 13. Mas não se trata de qualquer dia 13, não é mesmo? Dessa vez, o número coincidiu com um dia da semana específico: a sexta-feira. Assim, a tão temida "sexta-feira 13" chegou! 

No entanto, o que será que há de tão assustador por trás dessa data? Embora existam muitas teorias sobre isso, a principal delas remete a 13 outubro de 1307, uma sexta-feira, na França. A história conta que o Rei da época, Filipe IV, ordenou que todos os membros dos Cavaleiros Templários fossem perseguidos, torturados e presos. Com essa determinação, muitas vidas foram perdidas e o dia foi dado como sangrento e amaldiçoado. 

Que tal descobrir os significados do número 13 em diferentes vertentes?

Numerologia

Quando analisamos o número, precisamos considerar três significados: o número 1, que representa liberdade; o número 3, que simboliza otimismo; e, por fim, o número 4 que é a soma dos dois primeiros (1+3) e representa regras e disciplina. 

Essa análise nos leva a um resultado de contradição, já que há sentimentos e ideias opostos dentro de um mesmo número. Por isso, algumas pessoas associam o 13 às energias ruins e turbulentas. Outras, porém, acreditam que ele é símbolo de equilíbrio entre as forças e, assim, traz sorte. 

Tarô

A 13ª carta do tarô traz o arquétipo da morte e, embora isso pareça motivo suficiente para ter medo do número, as coisas não são bem assim! Para o tarô, a morte simboliza renovações e transformações, como o encerramento de um ciclo e início de outro. 

Questão cultural

Nem todo o mundo associa o número às coisas ruins. Na Itália, por exemplo, 13 é considerado um número de muita sorte, enquanto na Índia é visto como sagrado, amuleto da sorte e, algumas regiões do país, se refere a Deus. 

Por isso, vale ter em mente que algumas crenças são questões culturais que mudam conforme o local. Se alguns povos consideram o número como algo bom, talvez ele realmente seja positivo, não é mesmo? 

Usando a sexta-feira 13 a seu favor!

Como podemos ver, uma coisa é fato: o número, assim como a data, carregam muitas energias. Então, por que não usar o poder desse dia ao seu favor? Aproveite a sexta-feira 13 para fazer dois rituais poderosos de proteção e prosperidade!

  • Banho para espantar o azar: em três litros de água fervente, acrescente três raminhos de arruda, três de alecrim e, com sua mão direita, salpique um punhado de sal grosso. Coe o conteúdo e deixe a água esfriando enquanto toma o banho comum. Depois disso, desligue o chuveiro e jogue a água das ervas em seu corpo do pescoço para baixo, fazendo com que ela caia pelo seu peito e suas costas. Em seguida, descarte as ervas em um jardim ou vaso de terra fora de casa.
  • Ritual para prosperidade: na manhã da sexta-feira 13, misture sete folhas de louro, sete pedaços de canela em pau e três colheres de sopa de álcool em um recipiente em que possa colocar fogo. Em seguida, com um fósforo, coloque fogo na mistura com muito cuidado e deixe queimar. Quando só restarem cinzas, assopre-as de dentro para fora de sua casa ou local de trabalho, mentalizando o sucesso e a prosperidade.

Importante: se você tem gatos, tome cuidado nesse dia! Muitas pessoas ainda acreditam que esses animais, especialmente os de cor preta, são símbolo de azar e aproveitam a data para maltratá-los e até matá-los. Proteja seu bichinho e lembre-se: maus-tratos aos animais é crime! Nesses casos, você pode denunciar o ato pela Delegacia Eletrônica Online e ligando 190 ou 181

Consultoria: João Bidu

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.