Quem era Melquisedeque, figura emblemática da Bíblia?

Considerada a figura mais misteriosa da Bíblia, Melquisedeque foi descrito como rei e sacerdote de Sálem no tempo de Abraão. Conheça mais sobre o personagem

None
FOTO: Wikimedia Commons

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/09/2016 às 13:53
Atualizado às 12:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Melquisedeque, ou Melquisedec, é considerado o personagem mais misterioso da Bíblia Sagrada. No texto canônico, ele foi descrito como rei e sacerdote de Salém no tempo de Abraão e aparece em pouquíssimas passagens.

O encontro entre Abraão e Melquisedeque

FOTO: Wikimedia Commons

O personagem teria sido uma espécie de orientador de Abraão. No entanto, no trecho em que é citado, não aparecem referências sobre sua origem, genealogia e filiação. O que gera desconfiança sobre quem realmente ele era.

E Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; e era este sacerdote do Deus Altíssimo. E abençoou-o, e disse: Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Possuidor dos céus e da terra; E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo. (Gênesis 14:18-20).

Algumas tradições judaicas insistem que Melquisedeque era Sem, filho de Noé. Já nos círculos cristãos, o personagem é considerado como um primeiro messias. Os gnósticos, por exemplo, afirmam que ele reencarnou, posteriormente, como Jesus.

SAIBA MAIS

Saiba o que está escondido no evangelho de Filipe

Tribos perdidas de Israel: o que a Bíblia esconde sobre elas?

Texto: Nathália Piccoli Edição: Érica Aguiar

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.