Entenda a mudança para transmissão de TV digital no Brasil

A transmissão de TV no Brasil vem passando por mudanças desde 2015. Entenda o que é essa mudança e como adaptar sua tv para acompanhar o processo!

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/09/2016 às 18:23
Atualizado às 14:43

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As transmissões de TV no Brasil vêm passando por algumas mudanças. Buscando mais qualidade na imagem e som, sem ruídos e chuviscos, o sinal analógico (aquele que temos disponível agora) será desligado e os canais abertos passarão a ser transmitidos apenas por sinal digital.

O processo de mudança terá início no dia 26 de outubro, começando pelo Distrito Federal, sendo a primeira região com o sinal analógico desligado. A previsão é que a região metropolitana de São Paulo passe a ter o novo sinal em março do ano que vem e que, até 2018, todas as capitais e regiões metropolitanas passem a ter o sinal digital.

De acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, o processo todo teve início em abril de 2015 e tem a previsão de término em 2018. Confira, abaixo, como preparar seu aparelho televisor para receber o sinal digital e não ficar sem assistir televisão:

mulher-assistindo-televisão-tv-segurando-controle-mudando-canal

FOTO: Shutterstock.com

  •  Se você possuir um aparelho televisor antigo (como os aparelhos de tubo, por exemplo), o sinal digital só vai pegar caso você tenha conectado no aparelho um conversor e uma antena UHF.
  • Se você possuir um aparelho mais recente, de tela plana e fabricado após 2010, só é necessário possuir a antena UHF.

Mas afinal… O que é UHF?

UHF é a sigla em inglês para o termo “ultra high frequency”, que significa frequência ultra alta. O sinal (ou frequência) UHF é o mais comum a ser usado para propagar sinais de rádio e televisão, por exemplo. Esse tipo de sinal é mais indicado para grandes centros urbanos pois ele tem a capacidade de refletir e penetrar em obstáculos como paredes de prédios, pontes, aço e outras construções feitas pelo homem. As antenas UHF são criadas para captar essa frequência.

Leia também!

10 filmes que vão ajudar na sua vida profissional

Conheça 5 programas de TV para quem vai casar!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.