MODA

Alerta tendência: as meia-calças coloridas estão chegando com tudo nesse inverno

A influenciadora e especialista em moda, Jailma Pacheco, garante que a peça é uma boa alternativa para diversificar a paleta de cores do inverno, além de traduzir estilo e atitude com aquele toque vintage que a gente adora!

None
Shutterstock

por Giovana Meneguin
Publicado em 04/05/2021 às 12:01
Atualizado às 12:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Apesar de ser mais associado às cores frias e sóbrias, o inverno é um ótimo momento para apostar em tons mais divertidos e quentes. Assim, indo na contramão de coleções anteriores, as propostas de outono-inverno estão cada vez mais coloridas, provando que é possível fazer combinações além da tradicional paleta composta por variações de preto e cinza, que é normalmente adotada nos meses mais frios.

Casacos, bolsas e sapatos costumam ser a peça mais comum quando falamos sobre o ponto alto do inverno, mas um item em especial tem conquistado espaço no guarda-roupa das fashionistas: as meia-calças coloridas. E podemos dizer que elas chegaram para ficar!

Febre nos anos 1980, a peça se modernizou e ganhou uma pegada mais jovem ao ser confeccionada em tonalidades mais fortes como amarelo, rosa, roxo, vermelho e laranja. Jailma Pacheco, influenciadora e especialista em moda, aponta que apesar de causarem medo na hora de usar, o segredo é considerar a individualidade da peça ao compor um look, especialmente para manter uma linha coerente de disposição dos itens.

“Sem dúvida, a maneira mais segura e elegante de se montar uma proposta com meia-calça colorida é apostar na estética monocromática. A paleta de cores única confere o alongamento da silhueta”, aponta.

Jailma Pacheco mostra algumas opções de looks com meia-calças coloridas./ Divulgação


Outra dica é utilizar o círculo cromático para aumentar as possibilidades de combinação. Para quem não sabe, o círculo cromático é um círculo formado por doze cores, sendo três primárias (vermelho, amarelo e azul), três secundárias (roxo, verde e laranja) e seis terciárias (todas as cores provenientes da mistura entre cores primárias e secundárias) - e a parte boa é que ele não serve só para os looks, ele também pode ser levado em conta na hora de decorar a casa, por exemplo.

Jailma explica que “por meio dessa ferramenta é possível visualizar de maneira lúdica, o contraste e a possibilidade de união entre as cores. Combinações tríades, que usam três cores opostas formando um triângulo, são as mais ousadas e transparecem criatividade. Nesse caso, opte por uma cor na meia-calça, outra em uma peça única, como um vestido e por fim uma no casaco”.

Para aquelas que desejam usar a meia-calça colorida e ainda assim manter uma estética mais discreta, a especialista aponta que as combinações análogas, que usam cores próximas, são as mais recomendadas. “Como o contraste entre as cores é pequeno, o visual fica alegre sem necessariamente ser muito chamativo. Na hora de escolher as cores, as pessoas podem considerar as que melhor contrastam com o tom de pele e cabelo”, ensina.