O Brasil é o quinto mercado mundial em venda direta: a famosa venda porta a porta. O País fica apenas atrás do Japão, Estados Unidos, Alemanha e Itália. Entre os diversos motivos do sucesso deste tipo de negociação estão o relacionamento pessoal e a possibilidade de experimentação antes da compra.
De acordo com o professor de marketing do Senac de Bauru, SP, Ivanil Aparecido Pinheiro, muitas pessoas complementam a renda familiar com a venda de produtos em seus locais de trabalho e, nas horas vagas, visitando residências. “Elas acabam descobrindo suas potencialidades comerciais e esse tipo de comércio informal ensina ou motiva a tomada de decisão para a criação de oportunidades empreendedoras”, explica o professor.
Para ser sempre bem-vinda
Além da boa apresentação dos seus produtos, com embalagens caprichadas e decoradas, por exemplo, o vendedor deve se preocupar com a aparência pessoal, com o que fala, o tom de voz e até a forma de apertar a campainha. “O grande desafio é adentrar ao território sagrado do cliente, que é a residência. Esse é o primeiro objetivo a ser superado”, alerta Ivanil. Todavia, quando o assunto é venda, há espaço não só em residências, mas também em empresas, escolas, parques e outros locais públicos.
Hoje não, obrigada!
Para evitar uma negativa do cliente na hora da venda, Ivanil dá dicas de como agir e do que não fazer durante o oferecimento dos produtos.
- O profissional de vendas deve ter disposição e, literalmente, suar a camisa. Habilidades como boa comunicação, bom relacionamento e envolvimento com aspectos que caracterizam a região e os clientes são essenciais.
- A criatividade é um elemento fundamental na hora da venda, pois é necessário buscar constantemente alternativas para se aproximar do potencial comprador.
- Não se deve forçar o contato durante uma abordagem para não tornar-se inconveniente. Se o morador da casa, por exemplo, não quiser atender, é direito dele.
- A descrição é um ponto crucial. Como se estabelece uma relação de proximidade entre cliente/vendedor, cabe ao vendedor ser extremamente ético sobre o que ver e ouvir nos locais de venda.
- A capacitação é essencial para um bom vendedor. Procure participar de cursos rápidos sobre marketing e aprimore suas técnicas.
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