ESTILO DE VIDA

Triglicérides: entenda melhor o termo e saiba como controlá-lo!

Os triglicérides são essenciais para o organismo, desde que estejam em níveis aceitáveis. Portanto, controlá-los é indicado para manter a saúde em dia

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 22/08/2016 às 19:31
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os triglicérides são um tipo de gordura responsáveis por uma função muito importante no corpo: preservar a reserva de energia necessária para o desempenho das mais diversas atividades. Então, por que eles são conhecidos como um dos vilões da saúde? Assim como o colesterol, os triglicérides também são importantes para o organismo. O problema ocorre quando o tipo de gordura está presente em demasia na corrente sanguínea.

Problemas do coração podem surgir com o excesso de triglicérides

FOTO: Shutterstock Images

O que são os triglicérides?

Quando se ingere uma quantidade exagerada de alimentos ricos em carboidratos simples (que contêm como ingrediente principal a farinha branca: pão francês, bolo, pizza, salgados, entre outros), os triglicérides correm o risco de se acumularem nas paredes das artérias, o que resulta em uma série de problemas relacionados ao sistema cardiovascular. “Os triglicerídeos, também denominados triglicérides, são moléculas lipídicas (moléculas de gordura) que, tal como o colesterol, circulam na corrente sanguínea. Eles podem ser oriundos da alimentação ou sob a forma endógena no fígado”, explica a cardiologista Isa Bragança.

SAIBA MAIS:

Gordura trans: você sabe o que significa?

Top 10 alimentos contra a pressão alta

Liberados e proibidos: confira o que comer em uma dieta detox

O diagnóstico de triglicérides alto é feito por meio de um exame de sangue. Para que os resultados apresentados sejam os mais corretos possíveis, é necessário estar em jejum por 12 horas e evitar qualquer tipo de bebida alcoólica 48 horas antes de colher o exame. Alimentos gordurosos também devem ser excluídos da dieta dos últimos dois dias.

Prevenir é a melhor opção!

Para quem recebeu o diagnóstico de triglicérides alto, a receita é a mesma que se tem para a diminuição dos níveis de colesterol: alimentação equilibrada e exercícios físicos. Esta dupla infalível é a responsável pelo controle de tudo o que não faz bem ao organismo.

Sejam partículas de gordura, radicais livres ou até mesmo distúrbios mentais, como estresse e ansiedade: esta receita não falha! Por isso, os pacientes que voltam do consultório médico com a notícia de que possuem colesterol ou triglicérides altos e aderem a estas práticas diárias percebem uma grande melhoria em todos os aspectos da saúde.

Consultoria Isa Bragança, cardiologista