ESTILO DE VIDA

TPM: 5 respostas sobre os sintomas da Tensão Pré-Menstrual

Os sintomas da TPM variam, mas alguns deles são mais comuns, como a irritabilidade e dor de cabeça. Veja as respostas das principais dúvidas!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/10/2016 às 20:19
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Durante o período menstrual, os hormônios são aflorados e a mulher pode ficar irritada, sensível, com retenção de líquidos e outros inúmeros sintomas, que variam dependendo do grau da TPM (Tensão Pré-Menstrual). Confira as respostas das principais dúvidas relacionadas ao tema.

mulher com dor na barriga

Foto iStock.com/Getty Images

1 – Durante a TPM as mulheres ficam mais sensíveis?

Sim. As alterações hormonais têm influência na produção de serotonina, a substância responsável pelo bem-estar e pelo bom humor.

2 – Comer chocolate alivia os sintomas?

Não. O chocolate contém muita gordura, açúcar e cafeína e como na fase da TPM há carência de vitaminas e minerais, como o magnésio, a mulher procura compensar essa falta do organismo com chocolate.

3 – A dor de cabeça está relacionada a problemas hormonais?

Sim. Existem dores que estão diretamente ligadas aos ciclos hormonais e a enxaqueca é uma delas.

Leia também:

4 – Os sintomas podem ocorrer durante todo o mês?

Não. A TPM dá-se após o período ovulatório. Como tal, os sintomas começam a notar-se entre 5 a 10 dias antes da menstruação aparecer. O que pode acontecer é um distúrbio hormonal mais prolongado.

5 – Fadiga, depressão, irritabilidade e apetite em excesso são os principais sintomas da TPM?

Sim. Mas não são apenas estes. Umas das principais funções das hormonas, é promover alterações no metabolismo e no ciclo reprodutivo. Quando existem variações hormonais, a mulher pode apresentar vários sintomas, como por exemplo, ciclos menstruais irregulares, pouco fluxo e infertilidade.