Connect with us

O que você está procurando?

Dieta e TPM não combinam, certo? Errado. Apesar dos sintomas pré-menstruais, dá para continuar firme e não perder o foco na dieta, segundo as nutricionistas
- FOTO: Shutterstock

TPM X Dieta: não perca o foco na fase pré-menstrual

Dieta e TPM não combinam, certo? Errado. Apesar dos sintomas pré-menstruais, dá para continuar firme e não perder o foco na dieta, segundo as nutricionistas

A oscilação hormonal acontece na mulher durante todo o ciclo menstrual, porém os sintomas se apresentam apenas na semana que antecede a menstruação, e o responsável por isso é o hormônio chamado progesterona. A retenção de líquidos ocorre mais na região das mamas, abdômen e pernas. “É o preparo para a concepção do bebê”, comenta a nutricionista Gabriela Fregolente. Já a nutricionista Lenita Borba explica que é normal isso acontecer, pois esse inchaço é transitório e acontece só por alguns dias, devendo ser procurado um médico apenas quando esse sintoma for recorrente e intenso. Confira nossas dicas para não perder o foco da dieta na fase pré-menstrual!

Mulher, corpo, barriga, calcinha preta

FOTO: Shutterstock

Alimentação correta

Com a sensação de desconforto por causa dos hormônios alterados, as mulheres sentem-se mais tristes e costumam compensar comendo alimentos que liberam serotonina. Sendo assim, os alimentos que mais nos apetecem são os gordurosos, as frituras, os doces e aqueles com muito sal, o vilão do inchaço. Esses itens podem até satisfazer na hora, mas depois fazem um estrago na balança e no organismo.

Como evitar a compulsão alimentar pré-menstrual?

A orientação das nutricionistas é manter uma dieta saudável e equilibrada antes e durante o período. Alimentos diuréticos ajudam a aliviar os sintomas de inchaço, com frutas ricas em água como o abacaxi, a melancia, o melão e a banana, que contém serotonina e ajudam a diminuir a irritabilidade, peixes ricos em ômega 3 e vegetais verde-escuros que são ricos em magnésio e ajudam a reduzir as cólicas. “E uma suplementação que não pode faltar é o óleo de prímula, que ajuda a diminuir muito o inchaço e outros sintomas da TPM”, indica Gabriela.

Os alimentos com excesso de sal ou sódio, industrializados, temperos prontos, carne vermelha em excesso e alimentos refinados devem ser evitados ao máximo. Abuse de ervas aromáticas no preparo de pratos substituindo o sal, coma peixe sempre que puder, assado ou grelhado, e inclua porções integrais no cardápio. Para evitar a compulsão por doces, substitua-os por aqueles com alto teor de cacau ou o meio amargo.

FONTE: Lenita Borba e Gabriela Fregolente, nutricionistas

LEIA MAIS

Advertisement

Estilo de vida

"Águas detox industrializadas possuem o mesmo efeito do que as feitas em casa?" esclareça essa e outras dúvidas sobre as bebidas!

Estilo de vida

Veja as dicas para fugir das tentações no final de semana e curtir festas, happy hours sem abusar dos alimentos pesados e sem aumentar a balança!

Mundo místico

Padre Reginaldo consegue conquistar muitos fiéis com sua forma simples e atual de passar os ensinamentos do Criador. Confira lições do sacerdote

Estilo de vida

A farinha pode ser uma grande aliada para quem deseja emagrecer com saúde! Escolha sua preferida e coloque já no seu cardápio!

Estilo de vida

Saiba como usar corretamente a farinha de maracujá para acelerar seu processo de emagrecimento e, de quebra, ganhar mais saúde!

Estilo de vida

Confira as melhores dicas das famosas que perderam peso recentemente para te ajudar a seguir firme na dieta ou dar aquela motivação extra para começar!

Estilo de vida

Perca peso de forma rápida e fácil com esta dieta líquida poderosa! Nela você encontra deliciosas sopas e sucos que também levarão benefícios à saúde!

Estilo de vida

Sálvia, orégano, tomilho e muitas outras ervas finas que deixam qualquer prato mais saboroso e ainda ajudam a afinar a silhueta!