ESTILO DE VIDA

Confira 10 alimentos que combatem o diabetes

A alimentação é a base para prevenir e tratar o diabetes. Ter consciência dos benefícios de alguns alimentos é fundamental para criar o cardápio ideal.

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/08/2016 às 20:20
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Tanto para quem já é diabético quanto para quem quer se manter longe da doença, optar por alimentos saudáveis e prepará-los corretamente é uma diretriz a ser seguida com rigor. “Uma alimentação saudável controla as taxas de glicemia, evita os picos de insulina e ajuda no controle do peso, melhorando a qualidade de vida do diabético”, resume a nutricionista Flavia Ramos. Para quem tem dificuldade em mudar a alimentação, é importante ressaltar que com saúde não se brinca e consultar um especialista é indispensável na hora de mudar. Veja 10 alimentos que combatem o diabetes:

Berinjela Recheada, prato, salsa, guardanapo, toalha

Gisele Tesser/Colaborador

1 – Berinjela: apresenta uma grande quantidade de fibras. “As fibras solúveis presentes na berinjela possuem a capacidade de reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue, além de promover o bom funcionamento intestinal, atuando na limpeza do sistema digestivo”, explica a nutricionista Paula Castilho.

Grão de bico

Stela Handa/Colaboradora

2- Grão-de-bico: uma das medidas necessárias é pesquisar o índice glicêmico dos alimentos, um valor que dimensiona o quanto cada um deles é rico em matéria de carboidratos simples – uma vez ingeridos, tais carboidratos elevam mais rapidamente as taxas de glicose no sangue. Um exemplo, é o grão-de-bico, que possui um baixo índice glicêmico.

3 – Alface: também rico em fibras. Uma de suas vantagens está no fato de que, enquanto elas passam pelo intestino, o organismo absorve uma menor quantidade de gorduras. Além de estimular o trânsito intestinal.

Maçãs, vermelhas, vinagre de maçã

Imagem shutterstock.com

4- Maçã: assim como acontece com os vegetais, as frutas como a maça, com menor índice glicêmico devem predominar no cardápio.

5- Banana: essa fruta em si é uma das que elevam a glicemia, porém, a farinha de banana verde apresenta um tipo de amido mais resistente, que atua contra os picos de glicose. Ela pode ser adicionada à salada de frutas, por exemplo.

morango sendo cortado

Imagem giphy.com

6 – Morango: Faz parte do grupo das frutas vermelhas, ricas em antioxidantes, substâncias famosas por contribuírem para a boa circulação sanguínea e a cicatrização de feridas, problemas comuns para quem sofre de diabetes.

Peixes, especiarias, limão, alho, ervas

Foto iStock.com/Getty Images

7- Peixe: Importante no fornecimento de proteínas, usadas pelo corpo na produção do tecido muscular. Entre todas, a carne de peixe é a mais saudável. Por exemplo, o salmão e sardinha se sobressaem quando o assunto é ômega 3, gordura formada por ácidos graxos que auxiliam as ações anti-inflamatórias, algo essencial para diabéticos, mais suscetíveis a problemas cardiovasculares.

Frango assado no forno

Foto istock.com/getty Images

8- Frango: é conhecido pelo menor porcentual de gordura, porém deve ser consumido sem a pele. Carnes vermelhas não precisam ser descartadas, desde que se opte pelos cortes magros (alcatra, filé-mignon, fraldinha, lagarto, maminha). A forma de preparo indispensável, portanto, opte por alternativas mais saudáveis: carnes grelhadas, assadas ou cozidas.

9- Arroz integral: deve substituir o famoso arroz branco. O integral possui mais fibras (além dos nutrientes encontrados em sua casca) e apresenta quase o mesmo sabor.

Castanhas, nozes, oleaginosa

Foto iStock.com/Getty Images

10- Castanhas: “são fonte de gordura boa. Seu consumo está inversamente associado ao risco de diabetes tipo 2. Possuem baixo índice glicêmico e alto teor de fibras, além de magnésio, gorduras monoinsaturadas e poli insaturadas”, garante a nutricionista Robena Molinari. A castanha-do-pará, por exemplo, é especialmente rica em selênio, mineral que tem propriedades antioxidantes, combatendo o câncer e fortalecendo o sistema imunológico.

Saiba mais: 

Tire suas dúvidas sobre colesterol 

Prejuízos causados pelo refrigerante 

Descubra se os remédios antidepressivos viciam

Consultoria Flavia Ramos,  nutricionista; Paula Castilho, nutricionista; Robena Molinar, nutricionista