ESTILO DE VIDA

Sopas protegem o organismo e dão sabor às refeições

As sopas são ideais para enriquecer o dia a dia e aquecer o corpo num dia frio. Além disso, elas oferecem vantagens ao organismo.

None
FOTO: Shutterstock Image

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/08/2016 às 19:25
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A versatilidade das sopas permite uma variedade enorme de combinações de ingredientes. O resultado são diversos pratos saborosos, saudáveis e nada enjoativos! Confira as vantagens que algumas sopas oferecem ao organismo!

As sopas enriquecem as refeições e protegem o organismo

FOTO: Shutterstock Images

Principais tipos de sopas

Canja

O conselho da vovó na hora de gripes e resfriados não está errado. Tomar uma canja quente realmente ajuda a melhorar os sintomas. Isso graças a uma substância chamada cisteína, que está presente na carne de frango e auxilia na diluição do muco no organismo. O prato fica mais nutritivo e balanceado com a presença do arroz, que fornece energia em forma de carboidrato.

SAIBA MAIS:

Quais os melhores grãos e cereais para cada refeição?

Descubra os benefícios do alho-poró para a saúde

8 benefícios dos legumes para o organismo

Sopa de feijão

Um dos queridinhos dos brasileiros também está presente na versão sopa. Nutritivo, o feijão fornece grande quantidade de ferro. A dica é consumi-lo juntamente com uma fonte de vitamina C, como suco de laranja, para o organismo absorver melhor o mineral. Incremente a receita com pimenta, que oferece diversos benefícios à saúde: ajuda na digestão, previne o câncer e tem ação anti-inflamatória.

Sopa de legumes

A palavra aqui é diversidade. Quanto mais legumes, mais suculenta, colorida e nutritiva será a sopa. Beterraba, cenoura, batata, brócolis, chuchu, abobrinha, tomate, pimentão, mandioca, lentilha, ervilha… A lista é enorme. Para deixar o prato mais saudável sem abrir mão do sabor, evite usar caldo de legumes ou de carne comprado pronto. Também pegue leve no sal que, em excesso, faz mal à saúde, e abuse de temperos naturais, como ervas e pimentas.

Caldo verde

Linguiça, batata e couve: o trio é a base dessa sopa tão saborosa. A batata contém potássio, que auxilia no controle da pressão alta. Já a couve é rica em fibras, que ajudam na digestão e no trabalho do intestino. Por outro lado, a linguiça é fonte de gorduras. As embutidas, como paio e calabresa, ainda contêm conservantes que fazem mal à saúde. Para que a refeição fique mais leve e saudável, substitua esse ingrediente por uma carne mais magra, como maminha ou frango.

Consultoria: Ângela Cardoso, nutricionista