ESTILO DE VIDA

Snack saudável: aprenda a fazer chips naturais!

Irresistível no sabor e na crocância, a família dos chips está crescendo e se tornando cada vez mais saudável. Aprenda a fazer essas delícias em casa

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Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/08/2016 às 20:08
Atualizado às 21:02

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Todo mundo sabe que para serem bons, os chips precisam fazer “crec-crec-crec” em alto e bom som. Além, é claro, de concentrar um sabor incrível, geralmente de batata – legume que parece justificar sua existência para tal finalidade.

Mas são duas as grandes novidades no ramo dos chamados snacks: eles podem ser preparados sem uma gota de óleo e feitos a partir de quase todos os legumes, frutas e até pétalas de rosas. A seguir, aprenda a preparar seus “belisquetes” sem abrir mão da saúde.

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Foto: iStock.com/Getty Images

Algumas opções

– Beterraba

Corte fatias de 1mm de espessura, espalhe numa assadeira antiaderente e pincele com azeite. Leve ao forno preaquecido a 100ºC, por 30 minutos.

– Abacaxi

Corte em fatias de até 2mm de espessura e passe na calda de açúcar para não ficar amargo. Leve ao forno a 130ºC, por 10 horas.

– Goiaba

Escolha uma firme e corte em fatias de 2mm, sem tirar a casca. Coloque numa assadeira antiaderente, polvilhe açúcar de confeiteiro e leve ao forno preaquecido a 80ºC, por cerca de 2 horas.

– Abobrinha, mandioquinha e batata-doce

Corte os alimentos em fatias finas e uniformes. Forre o prato do micro-ondas com papel-absorvente e coloque os ingredientes fatiados, um ao lado do outro, sobre o papel.

Polvilhe sal grosso, ligue em potência alta por 2 minutos. Abra o forno, vire os legumes e ligue por mais 2 minutos.

Retire, coloque em uma forma antiaderente e leve ao forno baixo preaquecido por 5 minutos ou até os legumes ficarem levemente dourados e sequinhos.

Dá para fazer no forno de casa?

Sim. A dica é colocar um calço (como uma colher de pau) na porta do forno e um termômetro. Assim, é possível controlar a temperatura não muito alta, que pode queimar ou as lâminas do alimento. O forno elétrico permite regular melhor a temperatura se comparado ao de gás.

Qual é a espessura ideal das fatias?

Bem fina! Cerca de 2mm é o ideal para acelerar a desidratação e garantir a crocância do alimento. Além da faca, você também pode se valer de um utensílio doméstico chamado mandolim para realizar o corte.

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Foto: iStock.com/Getty Images

Como conservar?

Chip só tem graça se for bem crocante. Por isso, se não for consumi-lo imediatamente, armazene em recipiente totalmente fechado, por até dois dias.

Não durma com o forno ligado!

Como alguns preparos exigem mais tempo no forno, divida em etapas a desidratação dos alimentos, fazendo em dois ou três dias. Acredite, vai valer a pena!

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Texto Marcella Pacheli/Colaboradora