ESTILO DE VIDA

Semente de uva: o alimento da beleza

Não é só a parte saborosa da uva que faz bem. Sua semente também concentra uma série de benefícios que turbinam a saúde. Veja!

None
FOTO: Istock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/08/2016 às 19:32
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Conhecida por ser uma fruta com alto poder antioxidante, a uva é um grande auxílio para combater o envelhecimento precoce, dentre outras ações valiosas para a saúde. Não é só a parte mais saborosa da fruta que carrega consigo uma grande bagagem de benefícios. A semente da uva é uma novidade no mercado que, encontrada em forma de cápsulas, proporciona ganhos ao bom funcionamento do organismo por meio de ações positivas para o coração e até mesmo para a estética, em forma de cremes, óleos para banho e demais cosméticos.

 vantagens-da-semente-de-uva

FOTO: Istock.com/GettyImages

Saiba mais!

Como escolher um bom cacho de uva

O que o vinho pode fazer por sua saúde

Receita de mousse de uva com calda de vinho

Cápsulas de saúde

A forma mais comum de encontrar a semente de uva é como óleo em cápsula, que contém nutrientes capazes de promover uma verdadeira limpeza no organismo por meio de ações antioxidantes. “Assim como a fruta, a semente de uva também traz benefícios para a saúde, pois é rica em compostos fenólicos, como a vitamina E, e proantocianidinas, que possuem poderosas ações antioxidantes”, conta a nutricionista Elaine Silva Pereira.

Sendo assim, quem se beneficia mais com todos esses ganhos é o coração. Isso porque ocorre a diminuição dos radicais livres (que, em excesso, podem resultar no aparecimento de células cancerígenas) e a redução do colesterol ruim (LDL), um dos maiores causadores de infartos e demais problemas relacionados ao sistema cardiovascular. “A versão mais encontrada da semente seria em extrato ou em óleo, que contém também ácido linoleico (ômega-6) e vitaminas, nutrientes associados a diminuição do colesterol e benefícios ao coração”, completa Elaine.

Beleza renovada

A semente da fruta também invadiu o mercado de cosméticos, tornando-se uma ótima opção para quem busca por produtos naturais. “Existem cosméticos como loções hidratantes, shampoos, cremes faciais, óleos de banho, cremes de massagem e sabonetes feitos com óleo de semente da uva”, conta a nutricionista.

Essa grande variedade de produtos desempenha ações muito benéficas para a saúde da pele e dos cabelos, por exemplo, sendo um meio de tratamento alternativo e eficaz. “Este óleo é rico em flavonoides, ácidos graxos essenciais e vitamina E, compostos que têm benefícios para pele, contra queda de cabelos, prevenção de rugas, acne, manchas e queimaduras de sol. Por ter uma grande concentração de vitamina E, está associado também a prevenção e tratamento de estrias”, finaliza a especialista.

Consultoria Elaine Silva Pereira, nutricionista