Sal: confira alternativas para substituir o vilão da dieta

Como retém líquido, o sal sabota as dietas e impede a perda de peso. Confira alternativas saborosas para temperar os alimentos

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Foto: PureStockX/DIOMEDIA

por Redação Alto Astral
Publicado em 13/12/2017 às 10:56
Atualizado às 12:31

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Como retém líquido, o sal é um dos principais responsáveis por sabotar as dietas e impedir a perda de peso. Porém ele está com os dias contados. Há alternativas saborosas para o tempero dos alimentos, sem prejuízo ao paladar. Alguns temperos naturais, além de reduzirem a taxa de ingestão de sódio, ainda contribuem para fortalecer o organismo. “Também é importante evitar produtos industrializados, pois possuem uma alta concentração do mineral para a conservação”, considera Cinthia Julião, nutricionista da rede Mixirica.

Quando consumido na dose correta, o sal regula a passagem de líquidos e substâncias que ficam dentro e fora das nossas células. “Além disso, ele é importante para a transmissão de impulsos nervosos e para a contração muscular”, salienta Cinthia. Segundo ela, a quantidade ideal é de 6g por dia, ou seja, 2,4g de sódio. Lembre-se de que nas embalagens de produtos as informações estão em sódio.

Sinal de alerta

Retenção de líquidos e sensação de inchaço estão entre os problemas mais comuns quando há abuso no consumo de sódio, mas esses não são os mais sérios. “O excesso de sal pode causar aumento da pressão arterial, doença renal crônica e agravar a hipertensão conforme as pessoas forem envelhecendo”, alerta a profissional. Isso acontece porque o sódio presente em grande quantidade nas células deixa-as mais afastadas, dificultando o transporte de nutrientes.

Troque o sal por:

Azeite de oliva: rico em gorduras monoinsaturadas e nutrientes que elevam o bom colesterol. Utilize-o em legumes cozidos e saladas, até 2 colheres (sopa) por dia.

Alho: contribui para a diminuição da pressão sanguínea e do colesterol.

Cebola: atua na redução da trombose e aterosclerose, além de inibir a ação de algumas bactérias e fungos prejudiciais ao nosso organismo.

Coentro: contém ferro e vitaminas. Peixes vão bem com o tempero.
Limão: é fonte de vitamina C e potássio. É indicado no tempero de saladas e carnes em geral, mas não passe de 3 unidades por dia.

Salsa: ajuda a combater doenças do coração e dos rins e atua no controle da hipertensão.

Pimenta: por causa da capsaicina, tem ação antioxidante, que ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar gordura.

Hortelã: tem um sabor refrescante e combate gripes, tosse, bronquite e cólicas intestinais. Pode ser utilizada no preparo de saladas, molhos e carnes.

Manjericão: contribui para o bom funcionamento do sistema cardiovascular. Pode ser usado à vontade.

Texto: Larissa Faria/Colaboradora | Consultoria: Cinthia Julião, nutricionista da rede Mixirica

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