A reeducação alimentar exige uma mudança de hábitos completa. Por isso, separamos 7 dicas para te ajudar a começar. Confira!
por Redação Alto AstralPublicado em 05/09/2016 às 10:00 Atualizado às 20:58
Começar uma reeducação alimentar nem sempre é fácil, pois, mais do que fechar a boca, é necessário uma mudança de hábitos completa. Quer uma forcinha? Confira esses 7 passos importantes!
FOTO: iStock
Alimentos de diferentes cores carregam consigo diferentes nutrientes. Por exemplo: o licopeno, responsável pelo vermelho do tomate, goiaba e melancia, atua contra doenças degenerativas e câncer, enquanto o betacaroteno, presente na laranja e na cenoura, ajuda na produção de vitamina A e fortalece o sistema imunológico.
É preciso se concentrar no ato de comer. Quem não tira os olhos da tela enquanto realiza suas refeições deve saber que, assim, o organismo demora para perceber que já está satisfeito. O resultado? Você come mais do que gostaria, mas só se dá conta disso tarde demais.
As versões refinadas do açúcar ou da farinha podem até parecer mais saborosas. O problema é que, no processo químico de refinamento, boa parte dos nutrientes vai embora e sobram calorias vazias, que irão saciar menos a fome.
FOTO: Shutterstock
A Organização Mundial de Saúde (OMS) indica menos de 5g por dia — o que dá menos de 1 colher (chá) rasa ou menos de 5 pacotinhos de 1g, daqueles servidos em restaurantes. Lembrando que alimentos enlatados e embutidos já trazem quantidades grandes de sal, que funciona como conservante.
Não se assuste se, no começo, parecer muito complicado consultar os ingredientes do seu produto favorito. Com o passar do tempo, se tornará um hábito e saber o que se está comendo é fundamental. Nas embalagens, os ingredientes do produto aparecem sempre de acordo com a quantidade, na ordem decrescente.
VEJA TAMBÉM
Grandes intervalos entre as refeições deixam o metabolismo mais lento, o que prejudicará a absorção dos carboidratos, que serão depositados na forma de gordura. Entre café da manhã, almoço e jantar, faça pequenos lanches.
FOTO: Shutterstock
O corpo humano foi feito para estar em constante movimento. A atividade física irá queimar calorias e liberar na circulação substâncias que provocam prazer, ajudando a lidar até com o estresse.
Consultoria: Ana Raquel Bucar, nutricionista.