Confira 3 receitas deliciosas com quinoa e veja o que grão faz pela sua saúde!

A quinoa pode ser utilizada em saladas, refogada, em meio ao arroz ou como a imaginação permitir. Mas antes de incluí-la na dieta, descubra seus benefícios!

None
A quinoa cozida é um excelente acompanhamento para suas refeições! FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/05/2017 às 15:30
Atualizado às 15:30

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A quinoa é um pseudocereal, ou seja, possui todas as características de um cereal e na culinária é usada como se fosse um, mas na verdade é apenas uma semente. “Apenas” nesse caso não deve ser entendido como um termo que a inferioriza, pois a quinoa é um grão nobre, originário dos Andes, onde há mais de 7.000 anos era cultivado pelos incas, e foi redescoberta recentemente. Mesmo ainda não tendo preços populares, seu custo-benefício é bastante compensador e, não por acaso, ganhou a fama de “melhor alimento do mundo”.

Exagero ou não, é difícil não se surpreender com ela. “Sua grande vantagem é que ela apresenta maiores teores de fibras e proteínas quando comparada a outros grãos ou leguminosas. Além disso, a quinoa apresenta aminoácidos essenciais (lisina e metionina), por isso é mais completa do ponto de vista nutricional”, esclarece a nutricionista Gabriela Marcelino.

quinoa

Você também pode rechear legumes com a quinoa, como pimentões, abobrinha e tomate! FOTO: Shutterstock

Tem para todos os gostos!

Existem perto de 20 variedades de quinoa que, inclusive, podem ter diferentes composições químicas, de acordo com o tipo do solo e local de cultivo. No Brasil, as variedades mais consumidas são a branca, a vermelha e a preta. Como vantagem extra, a quinoa é isenta de glúten, podendo assim ser consumida sem medo por pessoas que sofrem da doença celíaca, caracterizada pela intolerância a essa substância presente na maioria dos grãos e cereais. E tem muito mais: contém boas doses de micronutrientes, como vitaminas E, B1 e B2 e niacina. “É um alimento de perfil antioxidante e ajuda na redução dos danos causados pelos radicais livres. Por conta das quantidades de gorduras boas (ômegas 3 e 6), ela pode auxiliar no controle dos bons níveis de colesterol e na redução do colesterol ruim, o LDL.

quinoa

Assim como a quinoa, linhaça, chia e gergelim, por exemplo, também são ricas em fibras! FOTO: Shutterstock

Além disso, por conta das fibras, atua na saciedade e no bom funcionamento intestinal. E um intestino que funciona regularmente tende a reduzir o risco de desenvolvimento de câncer e doenças retais”, destaca a nutricionista. Para completar, a quinoa possui um índice glicêmico médio, o que possibilita diabéticos de a consumirem em quantidades moderadas. Confira 3 saladas que levam o ingrediente para ganhar saúde e sabor!

Salada de abobrinha com tomate cereja e quinoa

Rendimento: 4 porções | Tempo de preparo: 50min (+30min de descanso)
Ingredientes:
*3 abobrinhas médias
*1 colher (chá) de sal
*1/4 de xícara (50ml) de azeite
*2 colheres (sopa) de suco puro de limão
*2 colheres (sopa) de mostarda
*Sal e pimenta-do-reino a gosto
*1 xícara (chá) de tomates cerejas ao meio
*1 xícara (chá) de milho verde em conserva
*1 xícara (chá) de quinoa pré-cozida
*1/4 de xícara (chá) de manjericão fresco
Modo de preparo
Corte a abobrinha em cubos, coloque em uma peneira, polvilhe com o sal, misture e deixe descansar por 30 minutos. Esprema ligeiramente com as mãos, para retirar o excesso de água, e disponha em uma saladeira. Reserve. À parte, com a ajuda de um garfo, misture o azeite, o limão, a mostarda, sal e pimenta até ficar homogêneo. Reserve. Junte os tomates, o milho e a quinoa com as abobrinhas e regue com o molho. Polvilhe com o manjericão e sirva em seguida.

quinoa

A quinoa também cai muito bem em salada de feijão branco com folhas verdes! FOTO: Rodrigo Moreira/Colaborador

Salada de abobrinha com quinoa

Rendimento: 8 porções
Tempo de preparo: 30min (+1h de geladeira)
Ingredientes:
*3 abobrinhas italianas em cubos
*Sal a gosto
*1 lata de milho verde escorrido
*1 xícara (chá) de quinoa pré-cozida
*2 tomates sem sementes picados
Molho:
*1/3 de xícara (70ml) de vinagre balsâmico
*1/3 de xícara (70ml) de azeite
*Sal e orégano a gosto
Modo de preparo
Para o molho, misture bem todos os ingredientes e reserve. Cozinhe a abobrinha em água e sal até ficar macia. Escorra, deixe esfriar e transfira para uma vasilha. Adicione o milho, a quinoa, o tomate e misture. Leve à geladeira por 1 hora. Retire, transfira para uma saladeira e sirva em seguida, acompanhada do molho.

Salada de agrião, quinoa e tomate

Rendimento: 4 porções
Tempo de preparo: 30min
Ingredientes:
*1 maço de agrião
*1 xícara (chá) de quinoa pré-cozida
*1 xícara (chá) de tomates cerejas ao meio
Molho:
*2 colheres (sopa) de mostarda
*2 colheres (sopa) de azeite
*1 colher (sopa) de vinagre
*1 colher (chá) de sal
Modo de preparo
Em uma saladeira, disponha o agrião, espalhe a quinoa, o tomate e reserve. Para o molho, com um garfo, bata a mostarda, o azeite, o vinagre e o sal. Espalhe sobre a salada e sirva em seguida.

Consultoria: Gabriela Marcelino, nutricionista

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.