Connect with us

O que você está procurando?

Muitas vezes tida como um tabu, a hemorroida é problema que precisa ser tratado devidamente para evitar complicações mais graves
- A qualquer sinal de anormalidade na região anal, é preciso marcar uma consulta. FOTO: Shutterstock

Hemorroida: descubra o que é, suas causas e os melhores tratamentos

Muitas vezes tida como um tabu, a hemorroida é problema que precisa ser tratado devidamente para evitar complicações mais graves

Brincadeiras e preconceitos levam as pessoas a não falarem sobre problemas na região anal, incluindo as hemorroidas, nem para os médicos. Esse equívoco pode atrasar o diagnóstico e, assim, o tratamento, comprometendo seriamente a qualidade de vida do paciente. Para desvendar os mitos e as dúvidas sobre esse assunto, nossa equipe conversou com o médico Mencio Accorroni, da Bioplástica Brasil.

 

Fatores para o surgimento

  • Hemorroidas são veias dilatadas do ânus e do canal anal. Existem dois tipos: as externas e as internas, podendo uma pessoa ter as duas, quando são chamadas de hemorroidas mistas.
  • Aquela ideia de que a hemorroida está relacionada ao sexo anal não passa de mito. Ainda que essa prática possa provocar lesões, tudo volta ao normal em pouco tempo.
  • Já a doença hemorroidária é persistente e vem acompanhada de sintomas como sangramento, ardor, coceira e incômodo na região anal, geralmente durante ou após a evacuação
  • Embora as causas não sejam bem definidas, há condições que facilitam o aparecimento da hemorroida, entre elas: intestino preso, diarreia crônica, fator genético, obesidade, sedentarismo, grandes esforços físicos e idade avançada
  • As mulheres são quatro vezes mais atingidas pelo problema e, no caso delas, o aparecimento da doença pode estar associado ao número de gestações e partos
  • Uma alimentação pobre em fibras também influi no desenvolvimento e piora do quadro clínico. Por outro lado, quem ingere de 2 a 3 litros de líquido por dia, consome muitas verduras, legumes e frutas com bagaço e evita alimentos gordurosos, excesso de condimentos e bebidas alcoólicas tem menos chance de desenvolver a doença.

 

Possibilidades de tratamento

  • Escleroterapia: trata-se de uma injeção de líquido esclerosante na hemorroida, técnica hoje pouco utilizada.
  • Fototerapia: é a aplicação de luz no local afetado, atualmente pouco usada.
  • Ligadura elástica: ainda bastante comum, essa técnica usa um anel elástico para “amarrar” a hemorroida.
  • Tratamento cirúrgico convencional: deve ser usado nos processos de doença hemorroidária de grande porte, sempre em centro cirúrgico sob algum tipo de anestesia.

 

Crioterapia: técnica mais moderna

Na crioterapia, aplica-se nitrogênio líquido (-196°C) sobre o mamilo hemorroidário, levando à necrose (morte) da hemorroida, com processo posterior de fibrose (cicatrização) no local.
Vantagens: trata-se de um procedimento feito no consultório e não de um método cirúrgico, o que evita internação hospitalar e anestesia.
Resultados: nas hemorroidas pequenas internas (I grau) o sucesso é de 80 a 90%; nas maiores (II grau), a média é de 50 a 70%, sendo essa técnica mais indicada para esses dois casos.
Sessões: a quantidade de vezes que o procedimento é usado está associada ao número de hemorroidas encontradas. Geralmente, uma única sessão em cada hemorroida é suficiente.

intestino

Para evitar complicações no intestino, a hemorroida precisa ser tratada com a ajuda de um coloproctologista. FOTO: Shutterstock

 

Quando procurar o médico?

Normalmente, a doença hemorroidária não dói, mas diante de qualquer sinal ou desconforto deve-se sempre procurar um especialista para definir o diagnóstico, evitando que o quadro evolua para uma doença mais grave como câncer ou retocolite ulcerativa. Entre as consequências de não tratar o problema estão aumento dos sintomas, levando a muita dor, e complicações, sendo a pior delas a trombose hemorroidária, quando há a exteriorização dos mamilos hemorroidários pelo ânus, o que requer cirurgia de urgência.

 

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Mencio Accorroni, médico da Bioplastica Brasil

 

 

LEIA TAMBÉM

 

Advertisement

Estilo de vida

Confira quais os alimentos ricos em vitamina C que devem fazer parte dos eu cardápio para prevenir doenças e aumentar a imunidade!

Entretenimento

Com 13 temporadas, a série norte americana Grey's Anatomy é uma mistura de drama e comédia que resultou em um sucesso estrondoso

Moda & Beleza

Vestidos longos e curtos, macaquinhos e muito mais fazem parte do guarda-roupa e estilo da atriz Deborah Secco. Veja fotos e inspire-se em 16 looks!

Moda & Beleza

Para as noivas que vão casar, não deixem de conferir a galeria de imagens com 19 unhas de noivas para se inspirar para o grande dia do sim!

Receitas

Aprenda esta receita de cestinha de pão recheada com legumes, que além de ficar deliciosa, é uma ótima opção de petisco saudável!

Receitas

Aprenda a fazer um doce de copinho com metade gelatina de morango e a outra um creme de leite condensado e iogurte. Fica lindo e delicioso!

Receitas

Para quem gosta de doces molhadinhos esse bolo gelado de coco e chocolate é ideal. Além de ser delicioso, ele rende bastante, que tal fazer agora?

Receitas

Que tal provar a gelatina-musse de leite em pó? Essa sobremesa é saborosa e ainda faz bem para pele, devido ao colágeno, experimente já!