Connect with us

O que você está procurando?

Alto Astral
Você já conhece os raspadores de língua? Descubra os benefícios deste cuidado bucal.
- Reprodução: Instagram

Raspadores de língua: necessário ou superficial?

Você já conhece os raspadores de língua? Descubra os benefícios deste cuidado bucal.

[PAGE TITLE]

Para ter uma boca saudável, apenas escovar os dentes não é o suficiente. Deixar de lado as bochechas, gengiva, e principalmente a língua pode trazer danos prejudiciais à sua saúde bucal. Desta forma, é necessário limpar toda a superfície da boca, visto que as sujeiras não ficam apenas entre os dentes.

Como a língua é um dos órgãos principais, é necessário uma higienização completa e regrada para que ela fique saudável. Para auxiliar nesta tarefa, um dos objetos que ajudam nesta limpeza é o raspador de língua.

Os benefícios

Segundo Edmilson Pelarigo, odontólogo e diretor clínico da OrthoDontic, o corpo possui algumas formas de expelir toxinas que não são absorvidas pelo organismo. Estas toxinas formam uma camada esbranquiçada na língua chamada saburra, que além de causar o mau hálito, pode ser sinal de outras doenças, como diabetes ou até mesmo problemas no fígado.

A raspagem serve para remover esta camada com eficácia e pode ser realizada sempre para finalizar o processo de higienização, após a utilização do fio dental e da escovação. “Raspar a língua diariamente evita que as toxinas expelidas sejam engolidas, voltando para o corpo. A produção de saliva e a saúde bucal como um todo são beneficiadas, assim como o hálito do paciente.”, afirma o doutor.

Como usar?

  1. Segure pelas alças e coloque a curva maior no fundo da língua;
  2. Com cuidado, puxe de trás para frente, aplicando uma leve pressão;
  3. Enxágue e siga com sua rotina de higiene bucal.

Qual o melhor modelo?

Os materiais mais comuns na fabricação de raspadores de língua são os de plásticos, de aço inox e o de cobre. Edmilson explica que os raspadores feitos de metal inoxidável (cobre e aço inox) possuem uma limpeza mais efetiva em comparação com os outros.

“Eles não acumulam resíduos, são esterilizáveis e mais duradouros, ou seja, se bem preservados não precisará comprar outro“.

raspadorlingua style="display: none; top: 4px !important; left: 64px !important;" width="39" height="16">
Divulgação: Holistix

 

Priorize a escovação

O raspador ajuda a completar a limpeza bucal e elimina as bactérias da boca (saburra), mas lembre-se que o objeto não substitui a escova de dentes, e nem o fio dental. “Deve ser usado com sua correta indicação, removendo a saliva mais grossa, que seria a matéria alba”, confirma Ana Paula Quinteiro, dentista, mestra em odontologia e especialista em implantodontia.

Existe alguma contraindicação?

Edmilson explica que a ferramenta não pode ser utilizada se a pessoa estiver com úlceras, feridas ou sangramentos na boca. “Também não podem ser compartilhados com outras pessoas”, finaliza o profissional.

Texto: Beatryz Gaia e Holistix / Consultoria: Dra. Ana Paula Quinteiro e Dr. Edmilson Pelarigo

 

 

 

 

Advertisement
Advertisement

Mais notícias interessantes como essa

Atualidades

Depois que Lucas Penteado optou por desistir do BBB21, após passar por diversos episódios de tortura psicológica, o assunto ganhou força.

Comportamento

Aproveite o Valentine's Day com a pessoa que mais ama: você mesma! Confira dicas e pratique o autocuidado no conforto de sua casa

Estilo de vida

Muitas mulheres ainda enfrentam dificuldades neste processo tão importante para a mãe e o bebê. Saiba como fazer da amamentação um bom momento.

Receitas

Todo domingo o anjo do BBB21 tem direito a um almoço especial. Pensando nisso, elaboramos um cardápio para você se sentir como um brother!

Mundo místico

Os cristais podem ser boas ferramentas de harmonização dos ambientes da casa. Se postos de maneira adequada, favorecem o fluxo de energias.

Receitas

Saiba mais sobre os benefícios do feijão e como inovar na cozinha com esse ingrediente extremamente saboroso e rico em vitaminas

Casa & Decor

Deixe sua casa mais verde! Conheça as plantas que crescem rápido e irão adorar viver em seu lar

Moda & Beleza

Antes usado como cinto e chaveiro, o lenço anda roubando a cena neste verão, mas desta vez na cabeça das fashionistas. Saiba como usar!