ESTILO DE VIDA

Qual o papel dos triglicérides no colesterol?

Tão importante quanto conhecer as taxas de colesterol para proteger o coração é saber quanto de triglicérides circula pela corrente sanguínea.

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/08/2016 às 20:14
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Triglicérides são reservas de energia para o organismo. Elas possuem esse nome porque agrupam três ácidos graxos ligados ao glicerol. Sua produção ocorre no fígado e ficam armazenados no tecido adiposo (formado por células de gordura), principalmente na região abdominal. Conhecer o quanto de triglicérides circula pela corrente sanguínea é muito importante.

pães integrais

Foto Shutterstock.com

Problema genético

Assim como algumas pessoas apresentam predisposição à hipercolesterolemia, a genética também influencia na elevação dos triglicérides. Nesses casos, há um problema na eliminação das substâncias ou a produção é exagerada. Muitas vezes, só as mudanças nos hábitos alimentares não são capazes de controlar as taxas e é preciso a intervenção de medicamentos aliados à dieta, como a niacina (vitamina B3).

Valores ideais

O ideal é permanecer com a taxa de triglicérides abaixo de 150mg/dL. Até 200mg/ dL é o valor limite, em que é preciso ficar atento aos hábitos. Acima desse valor, os riscos de problemas cardiovasculares aumentam bastante.

Alimentação é o segredo!

Quando algo está errado com as triglicérides, é porque a alimentação está errada. Especificamente os excessos em gordura e carboidratos são os principais culpados. Para manter tudo em ordem, só uma dieta equilibrada. Um estudo do NYU Langone Medical Center, nos Estados Unidos, mostrou que mulheres na pós-menopausa com níveis altos de triglicérides têm o dobro de chances de ter um acidente vascular cerebral do que aquelas com níveis mais baixos, mesmo que o colesterol total e o LDL estejam sob controle.

Saiba mais:

4 alimentos que controlam o colesterol e protegem o coração

Os 4 problemas mais comuns que acometem a visão

8 dicas para você acertar no preparo dos alimentos!