Pimentões: descubra quais são os benefícios e malefícios do vegetal

Os pimentões não apenas deixam os pratos mais coloridos, como também trazem muitos benefícios para a saúde. Confira seus prós e contras agora mesmo!

None
Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/01/2021 às 15:00
Atualizado às 15:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os pimentões estão entre os vegetais queridinhos das receitas graças ao seu sabor intenso. Eles podem ser encontrados nas cores verde, amarelo ou vermelho e deixam qualquer refeição ainda mais gostosa. No entanto, como qualquer alimento, possuem benefícios e malefícios. Por isso, confira agora mesmo quais são os prós e contras desse ingrediente para a sua saúde.

Os benefícios e malefícios dos pimentões

Benefícios

Os pimentões vermelhos e os amarelos são os mais adocicados, contendo 3 vezes mais vitamina C do que as laranjas, e são ricos em betacaroteno e antioxidantes que retardam o envelhecimento celular. Eles eliminam os gases, aliviam as cólicas e as dores abdominais e, juntamente com o sumo de cenoura, são excelentes para redução das manchas da pele.

Também atuam como desinfectante da mucosa do estômago e, no intestino, podem destruir as bactérias patogênicas sem prejudicar as benéficas. Além disso, eles são usados na redução dos gases intestinais, empregados na diátese úrica, reumatismo, pleurisias, nevralgias, hemorroidas, otites, faringites e inflamações em geral.

Os pimentões possuem altos níveis de betacaroteno que o organismo transforma em vitamina A, um antiviral fortificante do sistema imunológico. Além de serem ricos em fibra, que evita o aumento do nível do colesterol sanguíneo, eles também previnem cataratas e pressão alta e contém o carotenoide betacriptoxantina, que, segundo estudos, pode evitar a inflamação que desencadeia a artrite.

Malefícios

Apesar de todos esses benefícios, os pimentões não são indicados para gestantes, pois podem mudar o gosto do leite da mãe. Além disso, podem conter uma substância picante, a capsaína, que não só irrita as terminações nervosas das mucosas, como também pode provocar anestesia, pela sua aplicação repetida e duradoura.

Pessoas com estômagos sensíveis também devem evitá-los, pois requerem uma longa digestão se fritos ou picantes. Ao consumi-los, o indicado é eliminar as sementes e as membranas que os envolvem, pois elas podem dar um sabor amargo. E, apesar de serem ricos em vitamina A e C, os pimentões são pobres em vitamina E e vitaminas do complexo B.

Receita de salada de quinoa com pimentão

Gostou de saber mais sobre os benefícios dos pimentões? Então aproveite essa deliciosa salada de quinoa, que é superfácil de fazer e ainda é saudável. Melhor forma de incluir o ingrediente no seu cardápio!

Pimentões: descubra quais são os benefícios e malefícios do vegetal
Foto: Guia da Cozinha

Ingredientes:

  • 2 xícaras (chá) de quinoa em grãos
  • 1 pimentão verde pequeno
  • 1 pimentão amarelo pequeno
  • 1 pimentão vermelho pequeno
  • 4 colheres (sopa) de azeite
  • 1 cebola ralada
  • Sal e pimenta-do-reino a gosto
  • Azeite para regar

Modo de preparo:

Em uma panela, coloque a quinoa, cubra com água e cozinhe até ficar macia, escorra, passe por água fria e reserve. Corte os pimentões ao meio no sentido vertical. Retire as sementes, reserve metade de cada um e pique o resto em cubos pequenos, reservando as tampas. Aqueça o azeite em fogo médio, em uma panela, e refogue a cebola por 2 minutos. Junte os pimentões picados e refogue por 3 minutos. Junte a quinoa e misture. Tempere com sal e pimenta e preencha as metades de pimentão reservada. Regue com azeite e leve à geladeira por 1 hora antes de servir, decorado com as tampas.

Texto: Redação Alto Astral | Edição: Mariana Oliveira

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.