ESTILO DE VIDA

Perdoar pode evitar doenças do coração

O coração é um dos órgãos mais importantes do corpo humano e, por isso, é essencial mantê-lo saudável. Descubra como não prejudicá-lo.

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/08/2016 às 18:53
Atualizado às 21:01

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Segundo um estudo feito pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, pessoas que deixam a raiva de lado são menos propensas a terem problemas no coração e pressão alta . A pesquisa envolveu 200 voluntários que deveriam pensar em um momento em que foram ofendidos por um amigo.

O coração pode ser afetado por doenças perigosas, como a pressão alta

FOTO: Shutterstock Images

Os participantes foram divididos em dois grupos: o primeiro foi orientado a pensar sobre essas pessoas que os tinham enfurecido, enquanto o segundo foi encorajado a perdoar o acontecimento. Todos foram distraídos por cinco minutos depois que pensaram sobre o assunto e, em seguida, os participantes foram conectados a monitores que analisavam a pressão arterial e faziam leituras do ritmo cardíaco.

A equipe avaliou que o grupo mais irritado teve maior aumento da pressão arterial em comparação ao grupo dos que perdoaram. No entanto, não houve diferença na frequência cardíaca.

SAIBA MAIS:

Descubra como mandar o estresse para bem longe

Melancia previne doenças cardíacas e combate inchaço

Dieta paleolítica pode evitar problemas cardíacos

Mantenha o coração mais saudável

Exercícios físicos diários: praticar atividades físicas traz um turbilhão de benefícios ao organismo, e a saúde do coração também sai ganhando. No entanto, é preciso que os exercícios sejam diários e durem, pelo menos, 30 minutos.

Alimentação balanceada: ter refeições ricas em nutrientes é essencial para ter uma boa saúde como um todo. Logo, o coração se beneficia e se mantém livre de doenças. Além de um prato colorido e com diversos tipos de alimentos, é importante fracionar as refeições, alimentando-se a cada três horas.

A saúde do coração pode ser beneficiada com medidas simples, como perdoar e se alimentar bem

FOTO: Shutterstock Images

Busque relaxar: a correria do dia a dia acaba sobrecarregando o corpo com tensões. O coração acelera e crises de ansiedade e nervosismo podem surgir. Por isso, procure relaxar sempre que possível. “Tirar férias ou conseguir desligar-se emocionalmente em um final de semana é pré-condição para uma boa qualidade de vida”, destaca a psicóloga Marina Cilino.

Texto: Juliana Mesquita/Colaboradora

Consultoria: Marina Cilino, psicóloga