Connect with us

O que você está procurando?

Um estudo sugere que a dieta paleolítica é capaz de prevenir problemas do coração, como pressão alta e colesterol elevado.
- FOTO: Shutterstock Images

Dieta paleolítica pode reduzir doenças do coração

Um estudo sugere que a dieta paleolítica é capaz de prevenir problemas do coração, como pressão alta e colesterol elevado.

Um estudo apresentado no congresso da Associação Americana de Cardiologia, nos Estados Unidos, mostrou que adultos entre 35 e 85 anos, não diabéticos, porém com um ou mais riscos cardiovasculares, beneficiaram-se da dieta paleolítica, baseada no consumo de carnes, gorduras, verduras e legumes, e com baixo índice de carboidratos.

 

Carne vermelha é indicada para consumo na dieta paleolítica

FOTO: Shutterstock Images

 

Durante dois meses, 79 obesos seguiram a dieta e foram acompanhados com exames e questionários. No final do estudo, houve uma perda média de peso de cinco quilos, além de redução no nível de colesterol, pressão arterial e risco de desenvolver diabetes.

Alimentos excluídos da dieta paleolítica

No cardápio da dieta paleolítica ficam excluídos alguns alimentos considerados saudáveis, como leguminosas, óleos como o de soja e girassol, e grãos como arroz e trigo. Além disso, também não são consumidos a maioria dos alimentos processados e industrializados.

 

SAIBA MAIS:

Conheça os 3 melhores adoçantes para sua dieta

É possível comer fora sem sair da dieta?

5 hábitos que estão atrapalhando sua dieta

 

Afinal, o que é colesterol?

O colesterol exerce diversas funções no metabolismo: facilita a entrada e a saída dos nutrientes nas células e as protege contra o ataque de radicais livres; atua na síntese de hormônios, como a testosterona e o estrogênio, e da vitamina D; além de integrar a bainha de mielina, a estrutura dos neurônios.

Conhecido como gordura, o colesterol, na verdade, é um álcool que se comporta como gordura e não é solúvel no sangue. Por isso, precisa de lipoproteínas para circular pelo organismo. Elas variam conforme a densidade e a função que exercem no organismo, sendo divididos em LDL (Low Density Lipoprotein, em português lipoproteína de baixa densidade) e HDL (High Density Lipoprotein, em português lipoproteína de alta densidade).

 

Texto Marisa Sei/Colaboradora e Natália Negretti

Advertisement

Estilo de vida

Diferente dos sempre comentados autoexames para a detecção do câncer de mama, o cuidado com a tireoide, também por meio do autoexame

Estilo de vida

O consumo regular de iogurte é capaz de trazer benefícios à saúde, como melhorar a digestão e proteger o intestino contra possíveis doenças.

Estilo de vida

O ator Luciano Szafir perdeu a irmã, Alexandra Szafir, para ELA: a esclerose lateral amiotrófica. Entenda mais sobre a doença do "Desafio do Balde de Gelo":

Receitas

Bananas, açúcar mascavo, canela... Esses são alguns dos itens para fazer o pão de banana. Para incrementar ainda mais, acrescente castanha de caju! Confira!

Entretenimento

É muita fofura! Esse bebê vestido como diversos personagens da cultura pop é o que você precisar ver hoje para deixar seu dia mais alegre!

Estilo de vida

a vitamina D tem papel fundamental no fortalecimento dos ossos e, por isso, é capaz de combater a osteoporose, além de outras doenças.

Estilo de vida

Se sozinhos eles já fazem bem para a saúde, imagine quando estão juntos?! Veja 3 benefícios da água de limão e inclua já na sua rotina!

Estilo de vida

A mastigação é um processo fundamental para o processo de emagrecimento, pois é capaz de conferir a sensação de saciedade por mais tempo.