ESTILO DE VIDA

Morango: proteção contra o câncer

O morango está cheio de nutrientes, favorece a beleza e beneficia a saúde, prevenindo câncer e problemas cardiovasculares.

None
foto iStock.com/getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2016 às 20:00
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O morango está cheio de nutrientes, favorece a beleza e beneficia a saúde, prevenindo tumores e problemas cardiovasculares.

Iogurte de morango fresco

Foto iStock.com/getty images

Frutinha vitaminada

É ótima fonte de vitamina C, fornecendo em 100g mais da metade da quantidade do nutriente necessária no dia. A vitamina participa das defesas do corpo, protege as células do ataque de radicais livres, dá elasticidade à pele e impede a oxidação do colesterol, reduzindo a formação de placas nas artérias e, consequentemente, prevenindo doenças cardiovasculares.

Mulher, com morangos nas mãos

foto iStock.com/getty images

Mais fibras para o dia

Prevenir e combater prisão de ventre e controlar o colesterol são as outras funções do morango, já que é rico em fibras solúveis e insolúveis. As primeiras melhoram o funcionamento do intestino, enquanto as últimas diminuem a absorção de colesterol durante a digestão.

Mulher, branca, morena, linda, se olhando no espelho

Foto shutterstock.com

A favor da beleza!

O morango faz parte do grupo das frutas vermelhas, pequeninas, mas com ações poderosas. “As frutas vermelhas são ricas em antocianinas, que têm ação antioxidante e anti-inflamatória, combatendo o envelhecimento precoce e prevenindo doenças”, diz a nutricionista Carolina Marques.

Contra o câncer

Por ser um alimento antioxidante, neutraliza a ação dos radicais livres. Esses elementos são produtos da respiração celular, liberados naturalmente pelo organismo. Em excesso, podem provocar problemas cardiovasculares e tumores. A fruta é rica em substâncias anticancerígenas, em especial o ácido elágico.

Quanto consumir?

Cerca de 1 xícara (chá) por dia. Outras frutas vermelhas, como amora, framboesa e cereja, podem ser acrescentadas a essa quantidade. O ideal é intercalar o consumo de morango com diferentes frutas durante a semana.

Lave bem! 

O morango é um dos alimentos que mais contêm agrotóxicos. Por isso, antes de consumi-lo, lave bem em água corrente, principalmente a região com as folhas, e deixe de molho em uma solução de 1 litro de água com 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio. Depois, é só enxaguar novamente na água corrente e a fruta está pronta para oferecer todos os benefícios à saúde!

Saiba mais:
6 refeições nutritivas para emagrecer sem passar fome!

10 motivos para incluir frutas cítricas na dieta!

Pequenas mudanças de hábito ajudam a secar o abdome

Consultoria Carolina Marques, nutricionista