Connect with us

O que você está procurando?

Proteínas de origem vegetal ou animal são fundamentais para a saúde, de formas diferentes contribuem para a qualidade de um bom cardápio.
- Foto iStock.com/ getty images

Proteínas de origem vegetal ou animal? Qual a melhor opção?

Proteínas de origem vegetal ou animal são fundamentais para a saúde, de formas diferentes contribuem para a qualidade de um bom cardápio.

Ambas as opção são boas, porém a proteína animal sai na frente. “Proteínas são compostas de aminoácidos e precisamos obter oito deles por meio da alimentação para que o organismo seja capaz de produzir as proteínas de que necessita. A proteína animal é chamada de completa justamente por conter todos os aminoácidos essenciais na sua composição”, explica a nutricionista Patrícia Davidson.

 

Carne grelhada, com pimenta e alecrim

Foto iStock.com/ getty images

 

As vantagens das proteínas vegetais são suas combinações. “Os aminoácidos ausentes em alguns alimentos podem ser encontrados em outros”, complementa Patrícia. A união de é feita por meio de alimentos diferentes que contenham aminoácidos complementares entre si.

 

Arroz, feijão, peixe, rodela de limão

Foto iStock.com/getty images

 

Por exemplo:

A famosa combinação de arroz com feijão é uma ótima forma de combinar aminoácidos derivados de proteínas vegetais. Isso porque enquanto o arroz é fonte de metionina, o feijão proporciona lisina, fazendo com que ambos se complementem na formação e reparação de tecidos.

 

Ingredientes, sal, especiarias, vegetais, tomates e verduras

Foto shutterstock.com

 

Vantagens e desvantagens

Outro ponto para as proteínas vegetais! O fato delas não possuírem gordura saturada, aumentam sua qualidade, quando comparada com proteínas de origem animal. Porém, quando existe o consumo de carnes, as proteínas são adquiridas com maior facilidade.

Qual consumir?

Segundo os nutricionistas, o equilíbrio é a chave da boa saúde, ou seja, é importante haver o consumo dos dois tipos de proteínas – já que cada uma oferece vantagens diferentes. Portanto, é importante lembrar-se da dica dos profissionais: a de sempre montar um prato o mais variado possível quanto aos diversos grupos alimentares. Nenhum deles deve estar em falta ou em excesso, o segredo está em equilibrar todos, para que o organismo não acabe carente em algum aspecto. Para isso, consulte um nutricionista.

Saiba mais:

5 temperos que ajudam na redução de medidas

5 dicas para comer bem no self-service!

7 dicas infalíveis para ajudar o corpo a eliminar calorias

Consultoria Patrícia Davidson, nutricionista

Advertisement

Estilo de vida

Todas as partes do abacaxi podem ser aproveitadas para melhorar a digestão, prisão de ventre e até tosse. Saiba mais sobre a importância de aproveitar tudo!

Estilo de vida

Efeito natural do ser humano, o estresse deixa o corpo em estado de alerta. Porém, permanecer nesse estado por muito tempo pode trazer prejuízos à saúde física e mental.

Estilo de vida

Conheça os maiores mitos e verdades sobre o tema, tire suas dúvidas e saiba como garantir unhas lindas e saudáveis todos os dias!

Estilo de vida

Apesar de ser algo natural do ser humano, quando em excesso, o estresse pode alterar até o funcionamento do seu cérebro. Saiba mais sobre o transtorno aqui

Estilo de vida

Entenda por que evitar uma alimentação desregulada durante a gravidez e garanta a boa saúde do seu filho antes e depois do nascimento!

Estilo de vida

Além de atuar como grande parceiro do sistema cardiovascular, o gengibre é responsável por nutrientes essenciais para o organismo.

Estilo de vida

Boa alimentação e a prática de exercícios físicos são essenciais para qualidade de vida. O primeiro é a base e o segundo é o que mantém.

Estilo de vida

O pilates pode ser praticado pode pessoas de todas as idades, inclusive por idosos. Ele traz vantagens como fortalecer os músculos.