Meditação hinduísta e zen budista: conheça as variações da prática

A prática da meditação vai muito além do mindfulness. Conheças outras práticas meditativas tão famosas quanto a atenção plena

- Foto: Shutterstock.com

Mindfulness é frequentemente usado como sinônimo de meditação. Errado? Não, mas também não está exatamente certo. Mindfulness é meditação, mas esta não é mindfulness… Não entendeu? Vamos explicar, então.

Há mais de 500 estilos da prática: os mais conhecidos são hinduísta, zen budista, transcendental e… mindfulness. Este último, inclusive, é considerado um apanhado geral das técnicas mais tradicionais — grande parte delas apresenta um caráter religioso. Apesar de possuir raízes budistas, o mindfulness se difundiu por apresentar um rótulo mais laico — e científico. Enquanto Buda usava a meditação na busca pela serenidade e fim do sofrimento, o objetivo principal do mindfulness é conquistar a atenção plena e o foco. Confira, a seguir, o que são as práticas hinduísta e zen budista.

Meditação hinduísta

Segundo a teoria hindu, toda ação afeta o autor. Aquilo que é feito apenas para o próprio bem-estar acaba acrescentando camadas ao ego que, cada vez mais espesso, afasta o seguidor de Deus. A meditação de Shiva busca remover essas camadas, por meio da repetição do mantra Om Namah Shivaya (“Om, inclino-me perante Shiva”).
Para realizar a prática, é necessário estar sentado no chão ou na cadeira, sempre com a coluna ereta, olhos abertos e respirando tranquilamente. Visualize um ponto de luz entre as sobrancelhas e fixe nele, entregando-se à repetição do mantra, consciente de seu poder transformador.

Meditação zen budista

O principal objetivo desta prática é a busca da não dualidade e a tentativa de ultrapassar os limites da mente para chegar ao ponto em que vemos que somos a vida do universo. Também conhecida com zazen, a meditação budista é, geralmente, realizada em um local agradável e deve ser praticada sentada, deixando os pensamentos irem e virem livremente sem que desviem sua atenção. Pode ser feita com os olhos semiabertos, focando em um ponto imaginário do chão, ou com os olhos fechados.

LEIA TAMBÉM

Texto: Augusto Biason/Colaborador – Edição: Giovane Rocha

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência