ESTILO DE VIDA

5 maneiras de turbinar o bom colesterol

O colesterol bom (HDL) deve ser mantido em níveis altos para garantir a saúde geral. Conheça algumas maneiras de atingir esses índices tão fundamentais!

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/09/2016 às 21:40
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Há dois tipos básicos de colesterol: o HDL, de alta densidade, também chamado de bom colesterol, e o LDL, de baixa densidade, o colesterol que costuma se depositar nas artérias, elevando o risco de problemas cardíacos.

O importante não é apenas baixar o colesterol total, mas aumentar a razão entre o bom e o ruim, ou seja, fazer as taxas do HDL subirem e as do LDL baixarem. Veja como turbinar o colesterol do bem.

O colesterol bom pode ser favorecido com bons hábitos

FOTO: iStock e Getty Images

1. Livre-se dos quilos extras

Um estudo mostrou que o bom colesterol sobe aproximadamente 1% a cada 450 g de gordura corporal perdida. Calma! Não é preciso ficar extremamente magro para se manter saudável, mas sim investir em exercícios e dieta que reduzam a camada de gordura e aumentem a massa muscular.

2. Exercite-se primeiro, coma gordura depois

Um estudo feito pela Universidade de Missouri (EUA) mostrou que fazer atividade física antes de uma refeição mais cheia de gordura promove um pico de HDL. Mas atenção!!!! Isso não quer dizer que só porque a pessoa malha poderá comer algo gorduroso depois.

SAIBA MAIS:

Coração: saiba como as emoções podem atrapalhá-lo

5 sucos de uva para cuidar da saúde do seu coração

Você sabe quais são os exames necessários para o coração?

3. Tome suco de laranja

Uma pesquisa canadense apontou que beber alguns copos de suco de laranja todos os dias, por quatro semanas, foi capaz de aumentar as taxas de HDL em 21%. Para não exagerar nas calorias, não adoce a bebida e dilua a fruta em um pouco de água.

4. Vá de vitamina B

Altas doses de vitamina B3 aumentam o HDL em até 20%. Mas atenção! Nada de tomar por conta própria. Converse com o seu médico a respeito.

Alimentos ricos em vitamina B3: fígado, amendoim, frango cozido, atum, sementes de gergelim, salmão e extrato de tomate.

5. Coma fibras

Além de ajudarem a saciar e melhorarem o funcionamento do intestino, as fibras contidas em grãos integrais, vegetais e frutas também aumentam os níveis do bom colesterol.