Connect with us

O que você está procurando?

Muito do que se ouve sobre o problema pode gerar ainda mais dúvidas. Por isso, convidamos especialistas para esclarecer as principais questões. Confira!
- Foto iStock.com/Getty Images

Tira-dúvidas: 5 questões sobre depressão

Muito do que se ouve sobre o problema pode gerar ainda mais dúvidas. Por isso, convidamos especialistas para esclarecer as principais questões. Confira!

Muito do que se ouve sobre o problema pode gerar ainda mais dúvidas. Por isso, convidamos especialistas para esclarecer as principais questões. Confira!

smiles feliz com um triste no meio

Foto iStock.com/Getty Images

1. Quando é preciso procurar ajuda médica?

Qualquer pessoa pode consultar um psicólogo em alguma fase da vida, para se entender melhor ou só desabafar. Mas essa consulta torna-se indispensável quando sintomas como tristeza e apatia persistem e refletem nas atividades diárias e relações interpessoais. “O psicólogo ou psicanalista proporcionará uma escuta sobre as questões envolvidas na causa da depressão e assim será possível buscar um modo diferente de lidar com elas”, explica a psicóloga Márcia Fraga.

2. Como diferenciar a tristeza comum da depressão?

As tristezas do dia a dia são passageiras. “Assim que a questão é resolvida ou melhor elaborada pela pessoa, o sentimento passa”, destaca Márcia. Já na depressão, o indivíduo pode ter dificuldades para encontrar o fator desencadeante. “A depressão é mais duradoura e traz outros sintomas, como perda de apetite, alterações do sono, perda de libido e de interesse em assuntos ou atividades antes prazerosos, sensação de insegurança e diminuição da autoestima. Em geral, há uma lentidão motora, mas pode haver agitação em alguns casos”, descreve a psicóloga.

3. Qualquer pessoa pode ter depressão?

Sim, pois as causas que desencadeiam a doença são variadas. Porém, pesquisas indicam que filhos de pais depressivos têm maior tendência ao problema. “Isso ocorre porque a depressão está relacionada à produção de serotonina no indivíduo, que é herdada geneticamente. Além disso, não podemos esquecer que a convivência em um ‘lar deprimido’ também exerce influência na formação da personalidade do indivíduo”, informa a psicóloga Marcella Mantovani Pazini.

Mulher, sozinha, caixa de papelão, na cabela , triste,

Foto Shutterstock.com

4. Quais pessoas são mais propensas a desenvolver a doença?

Apesar da doença poder aparecer em qualquer idade (mesmo na infância), mulheres e idosos são os mais atingidos. As alterações hormonais tornam o sexo feminino mais vulnerável. No caso dos idosos, geralmente a depressão está associada à diminuição da autonomia, ao isolamento e à perda de familiares e amigos. Cerca de 15% da população idosa apresenta os sintomas da doença, segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria.

Saiba mais:

Doença psíquica? Saiba qual o profissional indicado para o seu caso

Detox digital ajuda a combater o vício em tecnologia

Saúde mental e sistema imunológico: entenda a relação!

5. É possível prevenir?

Alguns tipos não podem ser prevenidos, já que estão ligados a desordens no funcionamento cerebral. “Porém, um estilo de vida saudável, que inclua atividade física regular e alimentação adequada, bem como a presença de vínculos afetivos, é considerado fator protetor contra a depressão, além de ajudar na recuperação de quem já sofre com o problema e diminuir as chances de recaídas”, completa a psiquiatra Mara Fernandes Maranhão.

 

Consultoria Márcia Fraga, psicóloga; Marcella Mantovani Pazini, psicóloga; Mara Fernandes Maranhão, psiquiatra

 

 

Advertisement

Estilo de vida

Uma pesquisa revelou que a prática de atividades físicas regulares ameniza dores causadas pela fibromialgia, problema que atinge 3% dos brasileiros

Estilo de vida

Além do chocolate, pimenta, frutas cítricas e oleaginosas, como as nozes e a castanha-do-pará, são indicadas em casos ansiosos.

Estilo de vida

Já pensou uma comida saudável ter o gosto da sua "gordice" preferida? Então saiba que isso já é uma realidade de acordo com um estudo recente

Estilo de vida

A depressão pode desencadear outras doenças, principalmente outros transtornos, como bipolaridade. Confira alguns exemplos!

Estilo de vida

Essa suplementação é uma das mais populares entre quem malha. Mas qual sua real função? Só quem faz academia pode tomar? Descubra!

Estilo de vida

Você já parou para pensar em como seu cérebro faz o reconhecimento das pessoas? Não? Então entenda agora como é feito esse processo.

Estilo de vida

Veja algumas curiosidade sobre o cérebro, como forma de desvendar alguns mistérios e entender o funcionamento desse órgão fundamental.

Estilo de vida

É um dilema para os pais a relação entre os jogos violentos e a educação dos filhos. Mas, segundo uma pesquisa, videogames não deixam as crianças violentas