Connect with us

O que você está procurando?

É um dilema para os pais a relação entre os jogos violentos e a educação dos filhos. Mas, segundo uma pesquisa, videogames não deixam as crianças violentas
- FOTO: Shutterstock Images

Jogos violentos deixam os filhos mais agressivos?

É um dilema para os pais a relação entre os jogos violentos e a educação dos filhos. Mas, segundo uma pesquisa, videogames não deixam as crianças violentas

Esse é um assunto que vem atormentando a vida dos pais há tempos. Mas, se seu filho costuma jogar games com conteúdo violento, saiba que esses jogos não irão torná-lo uma criança violenta: é o que diz uma pesquisa publicada na revista científica Psychology of Popular Media Culture em agosto de 2016.

Realizado com crianças de 12 anos, o estudo mostrou que os games têm menos influência sobre as reações infantis do que se imaginava. Isso porque o comportamento de 304 crianças britânicas foi analisado, com base em entrevistas que revelavam quanto elas estavam expostas a jogos violentos e como era seu comportamento com os amigos, na escola e na comunidade onde viviam.

crianças-e-jogos

FOTO: Shutterstock Images

Os pais também responderam esses questionamentos. A constatação foi surpreendente: ao contrário da maioria dos estudos que estuda a relação entre videogames e agressividade, os cientistas não encontraram nenhuma ligação entre um aumento de comportamentos agressivos e o envolvimento com games, mesmo que violentos. Além disso, as crianças também não apresentavam uma frequência maior de atitudes antissociais e de bullying com os colegas.

Outros tipos de jogos

A estimulação cognitiva se baseia em três pilares para pessoas de qualquer idade: novidade, variedade e desafio crescente. “Para as crianças, o lúdico é muito importante. Por isso, os pequenos podem trabalhar com jogos de tabuleiro e outras brincadeiras, como telefone sem fio, por exemplo.

Assim, eles estimulam o cérebro de maneira divertida e desafiadora”, explica a pesquisadora em processos cognitivos pela Universidade Europeia Miguel de Cervantes, de Valladolid, na Espanha, Solange Jacob.

 

Saiba mais

Conheça os benefícios dos principais jogos e brincadeiras

5 aplicativos de jogos para entreter e ensinar seus filhos

Vantagens dos jogos e brincadeiras para o cérebro

 

Texto e entrevista: Larissa Tomazini – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Solange Jacob, pesquisadora em processos cognitivos pela Universidade Europeia Miguel de Cervantes, de Valladolid, na Espanha

Advertisement

Estilo de vida

Não é por mal, mas às vezes o cérebro precisa excluir algumas informações e manipular o raciocínio. Entenda em quais situações e como ele te engana!

Estilo de vida

Os anticonpcecionais que contêm drospirenona apresentam taxas maiores de risco de trombose. Mas as pílulas realmente tem relação com o problema? Entenda!

Moda & Beleza

Se você é fã de maquiagem e quer aprender coisas novas, vale a pena conhecer esses 10 maquiadores no Instagram. Confira, inspire-se e arrase!

Receitas

Essa receita de minilanche de carne louca rende 20 unidades e vai fazer da sua festa ou reunião com os amigos um grande sucesso!

Receitas

Aprenda já a fazer esse bombom de brigadeiro recheado, docinho que é tão delicioso que o difícil vai ser resistir e comer apenas um!

Entretenimento

Conheça o programa "Desengaveta" apresentado por Fernanda Paes Leme. Conta com matérias sobre reaproveitamento fashion e consumo consciente do GNT. Confira!

Receitas

Prepare já uma deliciosa receita de fraldinha na cerveja acompanhada de champignons fatiados e suculentas batatas em cubos

Receitas

Você prepara essa receita de morangos trufados em trinta minutos, leva para a geladeira por duas horas e depois é só se deliciar!