Connect with us

O que você está procurando?

A malária ainda é responsável por causar várias mortes atualmente, principalmente na África. Descubra um pouco sobre essa doença e veja como proteger-se!
- A malária é transmitida pelo mosquito Anopheles FOTO: shutterstock.com

Conheça a malária, uma doença que atinge milhões de pessoas ao redor do mundo!

A malária ainda é responsável por causar várias mortes atualmente, principalmente na África. Descubra um pouco sobre essa doença e veja como proteger-se!

A malária, doença transmitida mosquito Anopheles, é considerada hoje pelos cientistas a doença tropical mais preocupante no mundo. O mal que ataca a humanidade desde o início da civilização, ainda mata mais de 700 pessoas por ano, principalmente crianças na África Subsaariana. Pelo menos, 97 países no mundo ainda registram casos da doença, inclusive o Brasil. Dentre tantos dados negativos, o único coisa que enche de esperança as regiões devastadas pela malária é o grande número de pesquisas espalhadas pelo mundo que buscam soluções para acabar com a doença.

No Brasil

A malária é considerada uma doença tropical porque a combinação de água limpa, quente e sombreada forma o cenário ideal para o desenvolvimento dos mosquitos transmissores. É por isso que, de todos os casos registrados no Brasil, 99,6% deles concentram-se na região amazônica. A boa notícia é que o número de pessoas infectadas vem caindo a cada ano. Em 2012, 241 mil adultos e crianças contraíram malária na região, contra os 177 mil que apresentaram a doença no ano de 2014. Um alívio ao se comparar à epidemia que assolou o país nos anos de 1940, quando se chegou à impressionante marca de quatro milhões de casos em todo o Brasil.

exame de sangue

A constatação da doença pode ser feita com a ajuda do exame microscópico das amostras de sangue. FOTO: shutterstock.com

Diagnóstico

Aproximadamente 60% dos casos registrados em solo brasileiro são tratados em até 48 horas, o que significa que a chance da pessoa ficar muito doente diminui, assim como a possibilidade de ocorrência de novos casos. Contraditoriamente, a dificuldade de diagnóstico é um problema fora da região amazônica, em estados nos quais a rede pública de saúde é bem melhor estruturada. Isso acontece porque os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças, como dengue.

Sintomas

Confira alguns sinais de que você podem ter malária:

  • Episódios frequentes de febre alta, que pode superar a marca de 40°C e durar de 6 a 12 horas. Em geral, eles ocorrem a cada 2 ou 3 dias
  • Crises de tremores, calafrios e sudorese intensa. Em alguns casos, a pessoa pode sentir vertigem
  • Presença de náuseas e vômitos, além de fortes dores de cabeça. Diarreia, falta de apetite e cansaço também podem ser sintomas da doença
febre

A febre é um dos sintomas comuns da doença. FOTO: shutterstock.com

Proteja-se

Confira algumas dicas importante para prevenir-se contra a doença:

  • Ao viajar para cidades onde a malária é endêmica, informe-se sobre os locais que oferecem socorro médico especializado
  • Caso apresente os sintomas da doença após voltar de uma viagem a alguma região endêmica, informe seu médico que esteve numa área de transmissão da doença
  • Evite beiras de rios e regiões alagadas ao amanhecer e entardecer, quando os mosquitos transmissores estão mais ativos
  • Aposte em calças e blusas de manga comprida para dificultar a ação do mosquito. As partes que ficarem descobertas, como mãos e rosto, devem receber a aplicação de repelente
  • Mosquiteiros impregnados de inseticidas atóxicos e telas em portas e janelas são grandes aliados para se proteger dentro de casa

 

Texto Redação Alto Astral

Leia também:

 

Advertisement

Estilo de vida

Existem alguns aplicativos para diabetes que têm como principal objetivo auxiliar a vida de seus usuários. Confira a seguir!

Estilo de vida

O cérebro precisa ser estimulado frequentemente e você pode contar com a ajuda da tecnologia. Confira opções de aplicativos para desenvolver habilidades!

Estilo de vida

Você já se perguntou se a insônia atinge mais mulheres? Descubra se isso é mesmo verdade e conheça um pouco mais esse problema

Estilo de vida

Os benefícios do alongamento não são só para pessoas que fazem alguma atividade física. Portanto, confira algumas vantagens de se alongar regularmente!

Estilo de vida

O gengibre é mais poderoso do que se pode imaginar. Conheça os benefícios e como incluir 9 opções de chás com gengibre poderoso em sua rotina!

Estilo de vida

Cuidados são essenciais, por isso saiba como fazer a higienização das verduras, conservá-las por mais tempo e preparar saladas mais saudáveis!

Estilo de vida

O consumo de grão-de-bico protege contra depressão e ajuda na busca pelo bem-estar. Conheça mais sobre o alimento e aproveite seus benefícios!

Estilo de vida

Uma alimentação saudável pré e pós-treino ajuda a ganhar massa magra e a perder peso com mais facilidade. Confira dicas da especialista!