Maçã assada crocante: sobremesa saudável que pode ajudar na saúde do cérebro!

Mantenha a memória sempre funcionando com uma sobremesa nutritiva de Maçã assada crocante! A receita é muito fácil de fazer e traz muitos benefícios.

None
Foto: Stela Handa/Colaboradora Produção: Stela Handa e Maria Olinda Cabral/Colaboradores

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/12/2016 às 12:28
Atualizado às 12:51

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Que tal investir em uma sobremesa saudável e deliciosa para se deliciar sem se descuidar da saúde? A maçã assada crocante proporciona muito mais que um belo prato. Confira!

maca-cassada-crocante

Foto: Stela Handa/Colaboradora | Produção: Stela Handa e Maria Olinda Cabral/Colaboradoras

Maçã assada crocante

Rendimento: 6 unidades
Tempo de preparo: 20min

Ingredientes:
• 3 maçãs
• 4 colheres (sopa) de manteiga sem sal
• 1/2 xícara (chá) de castanha-de-caju picada grosseiramente
• 1/2 xícara (chá) de amêndoa picada grosseiramente
• 3 colheres (sopa) de açúcar demerara
• 1 pitada de canela em pó
• 1/2 xícara (chá) de queijo de minas esfarelado
• 1/2 xícara (chá) de uvas-passas sem sementes
• Pimenta-do-reino moída na hora

Modo de preparo
Corte uma tampa nas maçãs e tire um pouco da polpa com a ajuda de uma colher pequena. Coloque em um refratário. Corte um pedaço pequeno na base para que fique parada no refratário. Em uma tigela, misture a manteiga, a castanha, a amêndoa, o açúcar, a canela, o queijo, as passas e pimenta. Coloque uma porção em cada maçã e asse em forno alto, preaquecido, por 15 minutos.

Dicas de preparo!

O açúcar demerara vira calda com mais facilidade quando submetido a altas temperaturas, dando a liga necessária para deixar o recheio da receita ainda mais gostoso. Sempre que for comprar pimenta-do-reino, opte pelos grãos inteiros para serem moídos na hora, pois preservam os nutrientes, o sabor e o aroma. Já na hora da compra das castanhas-de-caju, escolha sempre as sem sal.

maça

Foto: iStock.com/Getty Images

Benefícios da sobremesa!

Maçã

Boa memória e mais concentração são alguns dos benefícios proporcionados pela fisetina, uma substância antioxidante presente na fruta. “Ela estimula a formação de novas conexões neurais. Outros antioxidantes da maçã, como a vitamina C, combatem as reações tóxicas que ocorrem nas células, preservando suas funções”, acrescenta a nutricionista Elaine Pádua.

Castanha-de-caju e amêndoa

Outros alimentos que também melhoram as funções cognitivas são as oleaginosas, pois fontes de ômega 3, gordura benéfica que compõe as células do cérebro, em especial a bainha de mielina, estrutura dos neurônios responsável pela rapidez da transmissão de informações. Castanha-de-caju e amêndoa também oferecem vitaminas do complexo B. “O corpo precisa desses nutrientes para produzir muitos neurotransmissores. Eles também protegem os tecidos nervosos da oxidação”, explica a nutricionista Bianca Innocencio.

canela

Foto: iStock.com/Getty Images

Canela

Ajuda a controlar a glicemia em diabéticos e em pessoas saudáveis também. Por isso, a canela é indicada para ser acrescentada a pratos doces, além de dar um sabor extra. Também tem ação termogênica, ou seja, aumenta a temperatura corporal, estimulando a queima de calorias. Portanto, dentro de uma dieta pouco calórica, o tempero ajuda a emagrecer.

Queijo de minas

Zinco, iodo e selênio são alguns importantes minerais que o queijo oferece. O zinco é fundamental para a cicatrização e o crescimento de unhas e cabelos; o iodo participa da formação dos hormônios da tireoide, que regulam o metabolismo; e o selênio previne o envelhecimento precoce.

Consultoria Elaine Pádua e Bianca Innocencio, nutricionistas

LEIA MAIS