Connect with us

O que você está procurando?

Na luta por igualdade, o incentivo e a inspiração de outras mulheres é essencial. Conheça os livros feministas que você deveria ler para ontem
- Foto: Divulgação

13 livros que toda mulher deveria ler ao menos uma vez

Na luta por igualdade, o incentivo e a inspiração de outras mulheres é essencial. Conheça os livros feministas que você deveria ler para ontem

A literatura, muito além de criar o hábito da leitura e aumentar o nosso vocabulário, também serve como fonte essencial para uma mudança cultural. Para a mulher, essa influência pode ser ainda mais forte. Existem diversos livros feministas que ajudam na busca do autoconhecimento e na luta pela igualdade de gênero.

Ter a consciência do que é ser uma pessoa do sexo feminino na contemporaneidade faz-se mais do que necessário. Principalmente para ocupar espaços profissionais, pessoais e quebrar tabus de uma sociedade que ainda tem em seu código costumes patriarcais e machistas.

Para isso, fizemos uma pequena seleção de obras empoderadoras e para que nenhuma leitora se sinta só na defesa por equidade e seus direitos.

Livros feministas para reencontrar e acender ainda mais o poder pessoal 

1. O Segundo Sexo – Simone de Beauvoir

livros feministas

Foto: Divulgação

A obra considerada a ‘Bíblia’ do feminismo e dos livros feministas, foi publicada em 1949 por Simone de Beauvoir, uma das percursoras do movimento. A escrita da filósofa francesa é atemporal e discorre acerca de diversos conceitos de igualdade e gira em torno principalmente do que é ser mulher e tudo que a condição implica, socialmente, psicologicamente e politicamente.

2. Sapatos Vermelhos são de Puta 

livros feministas

Foto: Divulgação

Com um título provocador e que pode soar até mesmo um tanto quanto perturbador para alguns, Jorgelina Albano faz um convite para aqueles que ousarem passar por suas páginas, assumindo e mostrando que é preciso questionar crenças arraigadas culturalmente e começar a pensar de maneira diferente. A obra incita aquele que a lê não apenas a desafiar o patriarcado para alcançar a equidade como também a refinar a visão para rever perspectivas, além de cavar e destruir os fundamentos de uma sociedade profundamente desigual para homens e mulheres.

3. Clube da Luta Feminista – Jessica Bennet

livros feministas

Foto: Divulgação

O livro funciona como um guia ilustrado para ajudar a identificar o machismo no ambiente de trabalho. Por meio do humor e da ironia, a autora mostra como lidar com esse tipo de situação e até mesmo a entender como mulheres acabam reproduzindo esse mesmo tipo de comportamento.

4. O Mito da Beleza: como as imagens de beleza são usadas contra as mulheres – Naomi Wolf

livros feministas

Foto: Divulgação

A autora expõe por meio de dados estatísticos o quanto o culto e a exploração da beleza feminina é prejudicial, tanto psicologicamente, quanto a nível de carreira e conquistas pessoas. Naomi exibe a dor por trás das aparências ao relatar as relações da beleza feminina com o mundo, evidenciando, por exemplo, o quanto o envelhecimento pode determinar o fim de uma carreira e paralelo a isso cirurgias plásticas cada vez mais invasivas para retardar esse processo.

5. Sejamos Todos Feministas – Chimamanda Ngozi Adichie

livros feministas

Foto: Divulgação

Escrito por uma nigeriana, a obra de sucesso mundial aborda o significado de ser feminista em pleno século XXI e o quanto a luta continua sendo fundamental para homens e mulheres conseguirem acabar com o machismo ainda tão enraizado na sociedade.

6. Eu sou Malala – A história da garota que defendeu o direito à educação e foi baleada pelo Talibã – Malala Yousafzai

Foto: Divulgação

Quando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola.” A biografia de Malala, escrita em parceria com a jornalista Christina Lamb, evidencia o sofrimento do povo paquistanês e principalmente as mulheres que possuem ainda menos voz diante de questões sociais, políticas e culturais.

7. Quem tem medo do feminismo negro? – Djamila Ribeiro

Foto: Divulgação

A obra mostra como, mesmo no meio da luta das mulheres por igualdade, alguns grupos continuam sendo aviltados. Nesta lógica, se respeitar uma mulher branca já é extremamente difícil em uma sociedade machista, uma mulher negra encontra ainda mais dificuldades em sua trajetória, como se umas viessem antes de outras. O objetivo do debate no livro não é dividir as mulheres e muito menos os movimentos feministas, mas evidenciar como o espaço da mulher negra é ainda mais reduzido, visto que sofrem não só com o machismo, mas com o racismo também.

8. O feminismo é para todo mundo: Políticas arrebatadoras – Bell Hooks

Foto: Divulgação

Bell Hooks, uma das mais importantes feministas negras da atualidade, mostra como o feminismo “pode tocar e mudar, para melhor, a vida de todo mundo. Homens, mulheres, crianças, pessoas de todos os gêneros, jovens e adultos: todos podem educar e ser educados para o feminismo.” Segundo ela, esse é um dos principais pilares para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna.

9. Mulheres Que Correm Com Os Lobos – Clarissa Pinkola Estés

livros feministas

Foto: Divulgação

Publicado originalmente em 1992, a obra busca reapresentar o arquétipo da mulher selvagem, que foi tão reprimido pela sociedade machista. A autora busca as relações entre alguns contos clássicos com a condição feminina mais primitiva, escancarando as opressões e a narrativa de submissão da mulher.

10. Mulheres Incríveis – Kate Schatz

livros feministas

Foto: Divulgação

Kate Schatz faz uma viagem pela história do mundo e atravessa os continentes para trazer histórias de mulheres grandiosas e inspiradoras. Na obra são ressaltadas as trajetórias de 44 personalidades femininas de diferente áreas de atuação, idades, países e até aquelas que foram expatriadas.

11. A princesa salva a si mesma neste livro – Amanda Lovelace

livros feministas

Foto: Divulgação

A obra retrata de maneira leve como uma mulher pode ser capaz de dar a si mesma o seu final feliz. Transitando entre o conto de fadas e a realidade da mulher do século XXI, a narrativa poética ajuda a leitora a reencontrar e resgatar o seu poder pessoal por meio da sensibilidade e do amor próprio. Um dos livros feministas que precisa estar na sua cabeceira.

12. Sobrevivi… posso contar – Maria da Penha 

Foto: Divulgação

A obra autobiográfica relata a história da mulher que virou símbolo da luta contra a violência doméstica no Brasil, dando até mesmo nome a Lei nº 11.340, Lei Maria da Penha. A história mostra a dor da biofamarcêutica que luta por seu direito de existir dignamente em uma sociedade de mulheres que não são amparadas e não tem direitos.

13. Poesia completa de Maya Angelou

Foto: Divulgação

Através de sua ilustre carreira na Literatura, Maya Angelou presenteou, curou e inspirou o mundo com suas palavras. Agora, a beleza e espírito dessas palavras vivem nesta nova e completa coleção de poesia que reflete e honra a vida notável da escritora. Todas as suas frases poéticas, todos os seus versos comoventes podem ser encontrados nas páginas deste volume – de suas reflexões sobre a vida afro-americana à celebração revolucionária da condição da mulher negra.

Já leu algum desses livros feministas? Conta para a gente em nossas redes sociais!

Leia também:

Advertisement

Mundo místico

As mandingas e oferendas para Ogum te ajudarão a conquistar proteção, emprego, sucesso e um amor de verdade. Conheça-as e realize com fé cada etapa

Mundo místico

Confira poderosas simpatias que vão te auxiliar em vários campos da vida

Estilo de vida

Aprenda a como manusear e as orientações básicas para ter os devidos cuidados com a máscara caseira. Melhore sua eficácia e utilize-a da forma correta

Estilo de vida

Confira dicas de como fazer vídeo chamada da melhor forma, para refletir o que deseja e mostrar um trabalho exemplar, mesmo que de forma remota

Casa & Decor

Não sabe como aumentar o apartamento? Nós separamos sete dicas para ambientes pequenos que são grandes aliadas na hora de decorar

Casa & Decor

Combine decoração e bem-estar nas áreas internas da sua casa. Aposte nas plantas que purificam o ar e conheça os benefícios de cada uma

Moda & Beleza

Para continuar com a coloração saudável e intacta faz-se necessário alguns cuidados básicos, que podem ser facilmente aplicados no cabelo tingido em casa

Receitas

Do chocolate ao doce de leite, confira sete receitas de bolinho de chuva diferentes para experimentar em dias que pedem aquele prato saboroso