ESTILO DE VIDA

Intoxicação alimentar: confira os sintomas e o tratamento!

A intoxicação alimentar é causada por conta de alguns alimentos que são consumidos depois de serem mal conservados ou estarem vencidos!

None
Foto: Istock.com/Getty images

por Redação Alto Astral
Publicado em 24/10/2016 às 13:34
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alguns alimentos, caso sejam conservados de forma inadequada, sem higiene ou com o prazo de validade vencido, podem causar sérios danos ao organismo. A intoxicação alimentar até pode levar à morte. Confira mais sobre o assunto e veja como se cuidar!

mulher com dor de barriga

Foto: Istock.com/Getty images

Acontece como?

Segundo a nutricionista Priscila Di Ciero, a intoxicação alimentar pode ser causada ao consumir um alimento com bactérias, toxinas, vírus ou parasitas. Outra forma de intoxicação é a causada por alimentos que contêm pesticidas ou medicamentos, ou o consumo acidental de substâncias naturalmente venenosas como alguns cogumelos e peixes.

Prevenção e tratamento

Para prevenir esse tipo de problema, é preciso lavar muito bem as mãos, ter uma boa higiene geral, armazenar e manusear os alimentos adequadamente. Ao surgirem os primeiros sintomas de intoxicação, é preciso procurar o médico. “O tratamento indicado consiste em repouso e uma abundante ingestão de líquidos”, aconselha a nutricionista. Há risco de morte, especialmente em crianças, idosos e pessoas com o sistema imunológico fraco.

Diagnóstico

Os sintomas de uma intoxicação alimentar surgem de uma a quatro horas após a ingestão do alimento contaminado e costumam ser bastante acentuados. “Logo no início, o paciente sente tonturas e náuseas. Esses primeiros sintomas são acompanhados de vômitos abundantes, que duram entre quatro e seis horas. Algumas pessoas também têm diarreia, sobretudo se ingerirem uma grande quantidade de toxina, . A maioria dos pacientes recuperam-se num período de 24 horas, mas as crianças e as pessoas idosas costumam levar mais tempo para se refazer.

Leia também: 

Consultoria Priscila Di Ciero, nutricionista