Connect with us

O que você está procurando?

Geralmente ele ocorre em idosos, mas existe uma parcela de jovens que já sofreram infarto. Confira 4 questões sobre infarto em jovens.
- Foto Shutterstock.com

Infarto em jovens: confira 4 respostas e tire suas dúvidas!

Geralmente ele ocorre em idosos, mas existe uma parcela de jovens que já sofreram infarto. Confira 4 questões sobre infarto em jovens.

Geralmente ele ocorre em idosos, mas existe uma parcela de jovens que já sofreram infarto. A seguir, confira 4 questões sobre a doença em quem tem menos de 30 anos.

menina segurando um coração de papel colado

Foto Shutterstock.com

1. Infarto é mais grave em jovens?

A crença popular é de que o infarto na juventude mata mais do que na terceira idade. “Idoso morre mais fácil, jovem resiste. É a tendência natural da vida”, desmistifica o cardiologista Roberto Giraldez. Portanto, quanto mais velho, mais grave costuma ser um infarto. A mortalidade é menor porque, em geral, o coração jovem é mais saudável e ainda não sofre de comorbidades que afetam os mais velhos, como a diabetes e a hipertensão. O índice de mortalidade entre os jovens não chega a 1% – contra 10%, em média, no público acima de 50 anos. Mas é preciso levar em conta que em 50% dos casos as pessoas morrem antes de chegar ao hospital.

2. Deixa sequelas?

A má notícia é que o infarto deixa uma “cicatriz” no coração. O jovem fica com sequelas para o resto da vida, como redução da função ventricular, o que diminui a contratividade e o coração bate mais fraco. Quando ocorre em uma idade precoce, implica na convivência com as consequências e limitações de um coração infartado, sem falar no risco de recorrência do mal, por um longo período da vida, na fase produtiva e que mais exige da pessoa.

3. Os medicamentos são iguais?

É muito parecido com o dos mais velhos, só que com menos restrições. “As medicações costumam causar mais efeitos colaterais na terceira idade do que no jovem. Por exemplo, se dou um anticoagulante, o jovem raramente sangra ou tem complicações, ao contrário do idoso”, revela Giraldez. A grande diferença é um pouco mais de liberdade para escolher os medicamentos, sem tanta preocupação.

Saiba mais: 

Confira os benefícios do gengibre para o coração

5 melhores alimentos que ajudam a proteger o coração

Coração mais forte com 30 minutos de exercícios diários

4. Como prevenir?

Adotar hábitos de vida saudável são a melhor prevenção. Sempre procure ajuda médica e realize um check-up anualmente.

Consultoria Roberto Giraldez, cardiologista 

Advertisement

Estilo de vida

A corrida traz inúmeros benefícios à saúde, mas o contrário também pode ocorrer: as lesões podem aparecer e comprometer o bem-estar.

Estilo de vida

O mel é bastante versátil, podendo fazer parte da composição de sobremesas, pratos quentes e saladas. Além disso, ele protege a saúde.

Estilo de vida

De acordo com um estudo, a ricota apresenta uma proteína capaz de proteger o intestino contra a ação da gordura. Então, acrescente-a ao cardápio!

Estilo de vida

O transtorno de ansiedade pode afetar tanto os adultos como também as crianças. Saiba o que fazer para atenuar os reflexos nos pequenos.

Estilo de vida

Os molhos são acompanhamentos ideais para as saladas, mas podem se tornar vilões da saúde quando apresentam lactose ou excesso de calorias.

Entretenimento

2016 vai ser o primeiro ano da Editora Alto Astral na Bienal, confira a programação e os autores que estarão presente no evento!

Entretenimento

Bienal de São Paulo trará atividades, brincadeiras e brindes, além de informações sobre o lançamento de Harry Potter e a Criança Amaldiçoada!

Entretenimento

Conheça o perfil dos jurados Di Ferrero, Alinne Rosa, Paulo Miklos e Rick Bonadio na versão brasileira do reality X Factor Brasil