Veja a importância de exercer o trabalho em equipe

Ter uma boa posição no mercado de trabalho é um desafio hoje em dia. E para obter essa conquista, saber trabalhar em equipe é fundamental

None
Homem e mulher, amigos, trabalhando, felizes

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/09/2016 às 19:25
Atualizado às 13:18

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

No mundo empresarial, não faltam exemplos de profissionais de grande saber técnico cujas carreiras nunca deslancharam. Casos em que tais aptidões não foram o bastante frente a uma necessidade praticamente inevitável: trabalhar em equipe. Um contexto em que tanto o autocontrole frente às próprias emoções quanto a empatia – a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender sua forma de pensar e agir – tornam-se pré-requisitos para atingir o sucesso.

“A pessoa com conhecimento, mas problemas de relacionamento, tende a ser isolada e, por fim, retirada da equipe, especialmente nos dias atuais, onde a rede de relacionamentos torna-se fundamental. Isso vale, inclusive, para se posicionar no mercado profissional, considerando que a informação está a um click de distância e a má fama de um profissional chega rapidamente ao conhecimento de todos. Fazendo uma metáfora com o futebol, de nada adianta um jogador ser o artilheiro de uma competição e o time não ser o campeão”, pondera o coach Daniel Furtado.

mulher-e-homem-trabalhando-em-equipe.

Homem e mulher, amigos, trabalhando, felizes

Amigos também fazem parte da equipe!

Diz o ditado que os melhores amigos se revelam nas piores horas. O que é verdade, já que, do ponto de vista emocional, é muito mais fácil estar perto de alguém quando o cenário ao redor é favorável. Um bom amigo é aquele que oferece o ombro ao próximo nos momentos de dificuldades.

Entretanto, quem se propõe a exercer esse papel não deve se limitar a compartilhar as dores, mas também ajudar a apontar novos caminhos e incentivar o outro a partir novamente em busca do sucesso. Também cabe ao bom amigo não somente elogiar, mas criticar quando for necessário, sempre com muita sensibilidade – aliás, saber ouvir qualquer crítica de forma construtiva é uma das grandes qualidades de quem apresenta inteligência emocional.

Leia também

Por que a criatividade é importante no trabalho?

11 dicas para não perder o foco nos estudos e trabalho

Texto e entrevista: Marcelo Ricciardi/Colaborador – Edição: Giovane Rocha/Colaborador

Consultoria: Daniel Furtado, coach

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.