Connect with us

O que você está procurando?

Com a evolução da tecnologia, fica cada vez mais difícil tirar os pequenos da internet. Conheça os perigos dessa tecnologia para as crianças.
- FOTO: Shutterstock.com

Crianças e internet: aliados ou inimigos?

Com a evolução da tecnologia, fica cada vez mais difícil tirar os pequenos da internet. Conheça os perigos dessa tecnologia para as crianças.

Os avanços na tecnologia e o uso indispensável de celulares e aplicativos traz novas questões que refletem o mundo virtual. Cada vez mais presente em nossa sociedade, especialmente no brincar, trazem implicações na formação a partir do uso em aparelhos diversos, como celulares, tablets, videogames, etc.

Criança usando internet no notebook

FOTO: Shutterstock.com

Mundo real x virtual

Os jogos virtuais estão enraizados na rotina das crianças, como forma de entretenimento e diversão. Uma pesquisa realizada pela AVG Technologies com famílias de todo o mundo mostrou que 66% das crianças entre 3 e 5 anos de idade conseguia usar jogos de computador, 47% sabia como usar um smartphone, mas apenas 14% era capaz de amarrar os sapatos sozinha. No caso das crianças brasileiras, o levantamento apontou que 97% das crianças entre 6 e 9 usam a internet e 54% têm perfil no Facebook.

Menina usando tablet

FOTO: Shutterstock.com

Positivo ou negativo?

Embora não haja consenso entre os especialistas, muitos apontam consequências sérias do contato excessivo das crianças com as novas tecnologias. A terapeuta canadense Cris Rowan, por exemplo, defende que o uso de tecnologia por menores de 12 anos é prejudicial ao desenvolvimento e aprendizado infantis.

Segundo ela, a superexposição da criança a celulares, internet, iPad e televisão está relacionada ao déficit de atenção, atrasos cognitivos, dificuldades de aprendizagem, impulsividade e problemas em lidar com sentimentos como a raiva. Outros problemas comuns seriam a obesidade (porque a criança passa a fazer menos atividades físicas), privação de sono (quando as crianças usam as tecnologias dentro do quarto) e o risco de dependência por tecnologia.

Mãe ensinando filha a usar tablet

FOTO: Shutterstock.com

Como resolver?

Dessa forma, é importante manter os filhos com horários e acesso limitados à internet. Coloque o computador em uma área com visão da tela, onde você consiga ver o que os pequenos estão acessando. O ideal é que, apenas depois dos 2 anos de idade, as crianças comecem a ter contato com esses aparelhos. Até os 5 anos, as crianças só devem ficar no máximo 1 hora diante das telas. O tempo aumenta para 2 horas para crianças de 6 a 12 anos e para 3 horas a partir dos 13 anos.

Vale lembrar que através da internet, é possível ter acesso à conteúdos educativos e muitos jogos e diversão. Basta filtrar a navegação das crianças e deixar que aproveitem somente o melhor que a tecnologia tem a oferecer!

Veja também
Conheça o aplicativo “YouTube Kids” para crianças
Crianças desobedientes? Veja a importância de criar regras
5 apps gratuitos para divertir os filhos em casa

Advertisement

Estilo de vida

Se você é mãe, sabe o quanto é difícil manter os filhos entretidos quando estão em casa. Conheça 5 apps para divertir os filhos!

Estilo de vida

Para alcançar seus sonhos, você vai precisar de planejamento e força de vontade

Estilo de vida

As aventuras de Wendy, Peter Pan, Sininho e os meninos perdidos estão de volta. A nova temporada de Peter Pan começa hoje (12) no Canal Gloob.

Estilo de vida

Entre a feira e a geladeira é difícil manter todas as propriedades das frutas. Veja os cuidados necessários para preservar suas vitaminas, minerais e fibras

Estilo de vida

Na hora da correria, fica difícil escolher os ingredientes certos das refeições. Na dúvida, lembre-se: para a dieta e para a saúde aposte no prato colorido!

Estilo de vida

As produções SOS Fada Manu e Tronquinho e Pão de Queijo serão exibidas no festival, que tem início em 16 de setembro no Rio de Janeiro e Niterói

Estilo de vida

Organize suas contas, equilibre os seus gastos e construia um patrimônio para você poder bancar os maiores sonhos da sua vida

Estilo de vida

Os anos 80 e 90 foram ricos em brinquedos e atividades lúdicas e que estimulavam a imaginação. Relembre 9 coisas que sentimos saudades!