Mitos e verdades sobre HIV: descubra as formas de contágio!

Mesmo em 2018, muitos mitos e verdades sobre HIV ainda persistem na cabeça das pessoas. É por isso que informar é a palavra-chave para quebrarmos estereótipos e nos cuidarmos

None
Sexo com camisinha previne a transmissão do vírus HIV. FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/02/2018 às 11:00
Atualizado às 11:40

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os mitos e as verdades sobre HIV são muitos. Uma grande dúvida até hoje é se ter o vírus é a mesma coisa do que ter aids. Você sabe a diferença?

HIV é a sigla em inglês da expressão vírus da imunodeficiência humana. Causador da aids, ele ataca o sistema imunológico, responsável por defender o organismo de doenças. As células mais atingidas são os linfócitos T CD4+. E é alterando o DNA dessas células que o HIV faz cópias de si mesmo. Depois de se multiplicar, o vírus rompe os linfócitos em busca de outros para continuar a infecção.

Contudo, há muitos soropositivos (pessoas contaminadas pelo vírus) que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença, mas que podem transmitir o vírus a outras pessoas. Então, tire suas dúvidas e se informe sobre as formas de contágio!

Saiba mais

O HIV é um retrovírus, classificado na subfamília dos Lentiviridae. Esses vírus compartilham algumas propriedades comuns: período de incubação prolongado antes do surgimento dos sintomas da doença, infecção das células do sangue e do sistema nervoso e supressão do sistema imune.

Texto: Redação Alto Astral

LEIA TAMBÉM: