Descubra as propriedades do goji berry contra o envelhecimento

Com o passar do tempo as células do corpo passam por um processo natural conhecido como oxidação. Veja a ajuda do Goji Berry contra o envelhecimento

None
Veja a atuação do Goji Berry contra o envelhecimento. FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/08/2017 às 17:00
Atualizado às 12:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Alguns alimentos são riquíssimos em antioxidantes, substâncias que podem ajudar a retardar o envelhecimento. Quem se destaca nessa função é o goji berry. O ingrediente possui uma alta concentração de vários nutrientes bons para a saúde e boa forma. Também apresentam vitaminas e minerais capazes de retardar a oxidação celular.  A presença de flavonoides, substância com poder antioxidante, reduz danos causados pelos radicais livres.  “Esse é o principal fator que associa o consumo da fruta ao combate contra o envelhecimento precoce e a prevenção de diversas doenças”, afirma a nutricionista Joana Carollo. Outro componente do goji berry que merece destaque é o betassitosterol, substância conhecida por seu poder anti-inflamatório, capaz de regular os níveis de colesterol, contribuindo para a saúde cardíaca.

A fruta também tem um grande valor nutritivo, a nutricionista explica que: “Além de ser uma fonte riquíssima de proteínas, a fruta ainda possui 50 vezes mais vitamina C do que a laranja e é a maior fonte conhecida de carotenoides. Além disso, possui mais betacaroteno do que a cenoura e é rica em fibras. E não podemos esquecer que ela também é composta por sais minerais como magnésio, cálcio, ferro e selênio, que são nutrientes extremamente importantes para o funcionamento pleno do organismo”.

O que são antioxidantes?

O nosso corpo passa por um processo natural chamado oxidação. Ele é responsável por gerar moléculas instáveis conhecidas com radicais livres. Essa excesso, essas células podem ser prejudiciais à saúde e pode contribuir para o desenvolvimento de doenças como obesidade, diabetes, hipertensão, Alzheimer e Parkinson. Os antioxidantes são os responsáveis pela proteção das nossas células contra o ataque dos radicais livres.

Uma alimentação equilibrada oferece a quantia certa de antioxidantes para o organismo.

Uma alimentação equilibrada oferece a quantia certa de antioxidantes para o organismo. FOTO: iStock.com/Getty Images

Uma dieta equilibrada já é o suficiente para oferecer uma quantia de antioxidantes para o organismo, pois a carência de nutrientes como vitaminas C e E podem acelerar o envelhecimento da pele. “Incluir no cardápio diário frutas e vegetais preferencialmente crus, fornece um aporte maior e mais concentrado para que o organismo tenha uma absorção eficaz dos antioxidantes que ele precisa para funcionar corretamente. Também fundamental a ingestão adequada de água, que combate a retenção de líquidos e elimina as toxinas do organismo”, completa Carollo.

Outros alimentos

A nutricionista Joana Carollo separou os principais nutrientes que possuem ação antioxidante e onde encontrá-los:

Betacaroteno: Alimentos de cor alaranjada, como cenouras e damascos, fornecem esse poderoso antioxidante combate o envelhecimento precoce e ainda protege a pele contra os danos causados pelos raios ultravioletas. No organismo ele é convertido em vitamina A e também participa da atividade de genes responsáveis pela síntese de colágeno e elastina, proteínas que dão sustentação e firmeza para pele.

Vitaminas do complexo B: Os cereais integrais e as leguminosas são ótimas fontes dessas vitaminas, que trabalham na produção do colágeno e também contribuem para o funcionamento de enzimas antioxidantes.

Polifenóis e flavonoides: Eles podem ser encontrados em grandes quantidades nas frutas vermelhas. Esses antioxidantes combatem os radicais livres, e reparam seus danos causados à pele, como manchas e rugas.

Vitamina C: Esse nutriente importante para a produção de colágeno, que também atua como antioxidante pode ser encontrado em abundancia em frutas cítricas.

Ômega-3: boas fontes dessa gordura boa são o salmão e a sardinha. Esse nutriente anti-inflamatório é famoso por sua ação antioxidante e ainda ajuda a manter a hidratação da pele.

Texto: Michele Custódio/Colaboradora | Consultoria: Joana Carollo, nutricionista da Nova Nutrii

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.