ESTILO DE VIDA

Frutas vermelhas: boas para a saúde do cérebro

As frutas vermelhas e roxas (morango, framboesa e açaí) ajudam a proteger os neurônios, mantendo a memória ativa e a saúde do cérebro em dia.

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/08/2016 às 21:26
Atualizado às 20:59

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As frutas vermelhas e roxas ajudam a proteger os neurônios. O consumo de amoras já foi relacionado inclusive com a melhora das funções cognitiva e motora”, afirma a nutricionista Carolina Marques. A especialista recomenda o consumo de 1 xícara (chá) dessas frutas por dia.

Amora, bebida de amora

Foto iStock.com/Getty Images

Podem ser incluídas nessa quantidade morangos, amoras, framboesas, cerejas, mirtilos, açaí, uvas roxas ou vermelhas e ameixas. Durante a semana, o consumo pode ser alternado com outros tipos de frutas. Entre os nutricionistas, esse grupo de alimentos ganhou o status de “protetor da memória”, graças a uma substância chamada fisetina, conhecida por estimular a área do cérebro responsável pelas memórias de longo prazo e prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer e a esclerose múltipla.

frutas vermelhas

Foto Shutterstock.com

Pesquisadores americanos da Salk Institute for Biological Studies, na Califórnia, apontaram a fisetina como: estimulante da produção de novas células neurais, protetora das já existentes e ajudante na criação de novas conexões neurais.

Açaí na tigela, doce

Foto iStock.com/Getty Images

Os fãs de açaí, morango e mirtilo têm um motivo a mais para comemorar, pois um estudo, divulgado no Encontro Nacional da Sociedade Química dos Estados Unidos, atestou que os três alimentos protegem a saúde cerebral de idosos. O motivo do benefício é que o consumo regular dessas frutas ativa as micróglias, células responsáveis pela limpeza do cérebro, que eliminam substâncias deteriorantes das funções cognitivas.

Saiba mais:

Açaí engorda? Dá mais energia? Confira mitos e verdades sobre a fruta!

Morango: proteção contra o câncer

Memória: alimentos para turbinar essa habilidade do cérebro