Connect with us

O que você está procurando?

As frutas vermelhas e roxas (morango, framboesa e açaí) ajudam a proteger os neurônios, mantendo a memória ativa e a saúde do cérebro em dia.
- Foto Shutterstock.com

Frutas vermelhas: boas para a saúde do cérebro

As frutas vermelhas e roxas (morango, framboesa e açaí) ajudam a proteger os neurônios, mantendo a memória ativa e a saúde do cérebro em dia.

As frutas vermelhas e roxas ajudam a proteger os neurônios. O consumo de amoras já foi relacionado inclusive com a melhora das funções cognitiva e motora”, afirma a nutricionista Carolina Marques. A especialista recomenda o consumo de 1 xícara (chá) dessas frutas por dia.

Amora, bebida de amora

Foto iStock.com/Getty Images

Podem ser incluídas nessa quantidade morangos, amoras, framboesas, cerejas, mirtilos, açaí, uvas roxas ou vermelhas e ameixas. Durante a semana, o consumo pode ser alternado com outros tipos de frutas. Entre os nutricionistas, esse grupo de alimentos ganhou o status de “protetor da memória”, graças a uma substância chamada fisetina, conhecida por estimular a área do cérebro responsável pelas memórias de longo prazo e prevenir doenças degenerativas, como o Alzheimer e a esclerose múltipla.

frutas vermelhas

Foto Shutterstock.com

Pesquisadores americanos da Salk Institute for Biological Studies, na Califórnia, apontaram a fisetina como: estimulante da produção de novas células neurais, protetora das já existentes e ajudante na criação de novas conexões neurais.

Açaí na tigela, doce

Foto iStock.com/Getty Images

Os fãs de açaí, morango e mirtilo têm um motivo a mais para comemorar, pois um estudo, divulgado no Encontro Nacional da Sociedade Química dos Estados Unidos, atestou que os três alimentos protegem a saúde cerebral de idosos. O motivo do benefício é que o consumo regular dessas frutas ativa as micróglias, células responsáveis pela limpeza do cérebro, que eliminam substâncias deteriorantes das funções cognitivas.

Saiba mais:

Açaí engorda? Dá mais energia? Confira mitos e verdades sobre a fruta!

Morango: proteção contra o câncer

Memória: alimentos para turbinar essa habilidade do cérebro

Advertisement

Estilo de vida

Não só os peixes, mas também os frutos do mar podem colaborar para a saúde do cérebro. Siri, caranguejo, camarão, lagosta e polvo são alguns exemplos.

Estilo de vida

Um alimento comum, que carrega consigo muitas qualidades e vantagens para a saúde. Saiba porque o arroz é indispensável no seu cardápio.

Estilo de vida

Existem alimentos que fazem muito bem à saúde humana, mas que cães e gatos não conseguem digerir. Confira 4 alimentos proibidos para eles.

Estilo de vida

Além de prazeroso, andar de bicicleta promove inúmeros benefícios à saúde. Confira 7 motivos para aderir a prática e comece agora mesmo!

Estilo de vida

Bom para controlar o colesterol, o amaranto é um pseudocereal. Fonte de cálcio e proteínas, ele não contém glúten e também pode ser consumido por celíacos.

Estilo de vida

A automedicação é praticada por muitas pessoas, mas esse hábito representa um risco, uma vez que pode causar problemas cardíacos e dependência.

Estilo de vida

Os métodos contraceptivos vão além do famoso anticoncepcional: é possível contar com a ajuda do DIU e até mesmo de um implante subcutâneo.

Estilo de vida

Alguns medicamentos podem ser empregados no tratamento para o autismo. Confira como agem e quais as pesquisas científicas a respeito do assunto